Resposta. Osteoblastos: função: formar componentes da matriz óssea. Condroblastos: função: formar a matriz da cartilagem. Fibroblastos: função: formar a substância fundamental amorfa.
A placa epifisária (ou placa do crescimento) é uma placa de cartilagem hialina localizada na metáfise da terminação dos ossos longos. A placa é encontrada em crianças e adolescentes, pois tem a função de auxiliar no crescimento ósseo.
Disco intervertebral é uma articulação entre os corpos das vértebras adjacentes, que funciona de modo a conferir rigidez e flexibilidade à coluna, na qual é necessário para o suporte de peso, movimentação do tronco e ajuste de posição indispensável para equilíbrio e postura. ...
Os discos intervertebrais funcionam como coxins (pontos de apoio) lubrificados que previnem o desgaste do osso das vértebras no decorrer dos movimentos da coluna espinal. O núcleo pulposo, é muito hidratado e absorve as pressões como se fosse uma almofada, protegendo as vértebras contra impactos.
Os discos intervertebrais Os 23 discos estão localizados entre as vértebras. Eles se conectam com as vértebras por meio das placas terminais. Essas placas têm um papel fundamental com o envelhecimento e o desgaste dos discos e vértebras.
A coluna, por si só, apresenta curvaturas normais que consistem em curvatura convexa anterior no pescoço (região cervical), convexa posterior na coluna superior (região torácica), convexa anterior (região lombar) e levemente convexa posterior na região sacral.
No plano sagital, há quatro curvaturas: curvatura cervical, curvatura torácica, curvatura lombar e curvatura sacrococcígea.
Curvaturas da coluna e movimentos
As cifoses são curvaturas primárias, desenvolvidas na fase embrionária do indivíduo, enquanto que as lordoses, que são as curvaturas secundárias, são desenvolvidas conforme se adquire a postura ereta. Leia também: Fratura da coluna vertebral.
O plano inclinado do sacro na posição ereta está a aproximadamente 30 graus na horizontal. A disposição particular dos ossos da região lombar é que determina a sua curvatura, fazendo com que a coluna seja côncava nesta região, sendo denominada de lordose lombar.