O ovo amniótico é aquele que possui a vesícula amniótica, uma bolsa de água que protege o embrião contra desidratação e variações bruscas de temperatura. Aparecendo pela primeira vez nos répteis é uma aquisição muito importante pois permite a total independência do meio aquático para a reprodução.
Animais amniotas são aqueles que possuem âmnio envolvendo o embrião, enquanto os não amniotas não possuem essa membrana. O âmnio é responsável por formar o saco amniótico. Nesses animais, os embriões são cobertos por membranas produzidas pelo sistema reprodutivo da fêmea.
Juntamente com os outros anexos, o âmnio foi fundamental na evolução, já que surgiu primeiramente nos répteis, para dar proteção ao embrião contra choques mecânicos, além de deixá-lo hidratado, possibilitando o ovo ser colocado em ambientes secos.
O ovo amniótico é característico das tartarugas, lagartos, serpentes, aves e mamíferos monotremados, além do mais, estruturas da placenta são consideradas homólogas a certos anexos embrionários do ovo amniótico.
O ovo amniótico conferiu aos répteis decisiva vantagem sobre os anfíbios, possibilitando seu domínio sobre o Planeta, durante mais de 150 milhões de anos, até o final do Cretáceo.
1-O ovo amniótico é aquele que possui a vesícula amniótica, uma bolsa de água que protege o embrião contra desidratação e variações bruscas de temperatura. Aparecendo pela primeira vez nos répteis é uma aquisição muito importante pois permite a total independência do meio aquático para a reprodução.
Resposta. os repteis auxiliam no controle de pragas ambientais. as serpentes sao grandes predadoras de ratos.com a diminuição de ratos aumenta a produtividade de alimentos no campo. diversos répteis servem como alimento.
Resposta. Os crocodilianos, a partir do momento q começaram a cuidar de seus filhotes, diminuem a taxa de mortalidade, fazendo com q mais indivíduos consigam chegar à fase adulta.
Do ponto de vista dos pares reprodutores, o cuidado parental prolongado não é o ideal porque retarda o nascimento de filhotes subsequentes (Trivers 1974), o que coloca a sua sobrevivência em risco e compromete reproduções futuras.
Os Répteis são animais que representam extrema importância para a ecologia por serem controladores de diversas outras espécies de invertebrados e vertebrados, mantendo assim o equilíbrio ecológico.
Dentre as principais importâncias dos répteis para a medicina, estão: a extração de várias toxinas retiradas da peçonha da serpente, a exemplo de agentes inibidores da coagulação sanguínea, que são substâncias utilizadas no tratamento de pessoas acometidas por doenças cardiovasculares.
Os sapos, rãs e pererecas são animais de extrema importância para o equilíbrio da natureza: eles controlam a população de insetos e de outros animais invertebrados e servem de comida para muitas espécies de répteis, aves e mamíferos.
Experimente repelentes naturais.
Para eliminar caracóis é necessário fazer uma isca para atraí-los e, depois, eliminá-los mecanicamente. Molhe uma estopa, ou um pano, com cerveja e coloque-o próximo às plantas em que os caracóis costumam aparecer. O indicado é instalar a isca no fim da tarde, pois esses animais têm hábitos noturnos.