Em outras palavras, é aquele indivíduo que consegue identificar pontos fortes e a desenvolver dos envolvidos para oferecer uma saída melhor, em que as pessoas não tenham que desprender um grande esforço para realizar determinada ação.
Para Katz & Kahn Liderança é 'o incremento da influência sobre e acima de uma submissão mecânica com as diretrizes rotineiras da organização'(Katz & Kahn, 1978, p. 528).
A teoria caminho - objetivo dentro do enfoque contingencial surge ressaltando a importância do liderado como um reduto motivacional dentro do processo da liderança é pouco conhecida no Brasil, mas muito valorizada dentro dos contextos americano, canadense e europeu (FIEDLER, 2010).
A Liderança Situacional baseia-se em uma inter-relação entre a quantidade de orientação e direção que o líder oferece e a quantidade de apoio socioemocional (dado pelo líder) e o nível de prontidão (maturidade) dos subordinados no desem- penho de uma tarefa, função ou objetivo específico.
Como o nome sugere, um líder situacional é aquele que consegue adaptar seu comportamento a diferentes situações. Ainda, em outras palavras, a eficácia do líder está na sua capacidade de adaptar seu comportamento gerencial ao nível da maturidade ou sofisticação de seus subordinados, ou seja, à situação.
Um líder situacional promove mudanças que incentivam a produtividade e a motivação da equipe. É um modelo de liderança que traz benefícios para toda a organização, torna mais rápidos os processos e ainda aumenta a qualidade de vida dos profissionais.
O líder democrático é aquele que praticamente divide a tarefa de liderança com seus funcionários. Ele incentiva a participação de seus liderados em todos os projetos da equipe.
Liderança carismática é uma organização ou forma de autoridade, baseada no carisma do líder. ... Max Weber definiu autoridade carismática (alemão: Charismatische Herrschaft) como "baseada na devoção a um específico e excepcional ato de heroísmo, ou a um carácter exemplar de uma pessoa, o que lhe legitima a autoridade".
Na maioria das vezes, um líder autoritário exibe características como egocêntrica, individualista, centralizadora e egoísta. Todas essas peculiaridades de tom negativo podem ser expressas por meio de palavras e termos grosseiros, comportamentos desrespeitosos e indiferença com o outro.
O líder democrático A principal característica desse tipo de profissional é a sua grande capacidade de administração participativa, partilhando as decisões e sempre apoiando o trabalho em equipe.
A liderança liberal, por exemplo, é definida pela ausência de influência direta do líder na evolução de seus colaboradores, deixando que a equipe tome as decisões com liberdade, participando apenas quando a ação do líder for requisitada.
Liderança autocrática é um modelo de gestão em que o líder tem a palavra final sobre tudo e tende a não ouvir ou aceitar opiniões divergentes. ... Mas, por sorte, existem diferentes estilos de liderança além da autocrática, como a democrática e liberal.
Um líder precisa saber motivar, envolver a equipe, passar conhecimento, acompanhar a evolução das pessoas, apontar falhas de sua equipe para que essas sejam melhoradas, resolver conflitos, entre outras atividades de grande responsabilidade. Mas, afinal, o que é um líder?
Qual o perfil de um líder de sucesso? Um líder de sucesso é paciente, compreensivo e tem discernimento para tomar sempre as melhores decisões. Deve saber ouvir sugestões e questionamentos da equipe, ter empatia e entender os valores pessoais de todos da organização.
Quando falamos em líder no ambiente de trabalho as principais características que se espera desta pessoa são: visão, paixão, pensamento estratégico, habilidade de comunicação, automotivação, habilidade de unir pessoas, poder pessoal, congruência, capacidade de adaptação, disciplina, resolução, busca constante por ...
12 principais atitudes que todo bom líder de sucesso precisa ter.
O que o Líder de Setor faz? Lidera e orienta as atividades de equipe, acompanha processos e produtividade da área e elabora relatórios de acompanhamento dos resultados. ... Confira tudo sobre o cargo de Líder de Setor - O que faz, salário e carreira.
Para aprimorar sua capacidade de liderança, segue 15 atitudes diárias para triunfar no trabalho.
8 dicas de como um líder deve agir
Confira a seguir oito atitudes que surtem efeito negativo na gestão de equipes e, por isso, precisam ser evitadas pelos chefes.
A comunicação transparente é um dos pilares de uma boa relação entre líder e liderados. Se os funcionários percebem que não podem confiar em seus gestores, acabam perdendo a motivação. Portanto, não deixe de comunicar aos colaboradores todos os problemas, novidades, metas e desenvolvimento da equipe.
Confiança: A pedra fundamental da liderança – Quando os colaboradores sentem confiança no seu Líder a tendência delas é segui-los e se deixar influenciar por eles. A confiança é uma espera baseada em probabilidade positiva de que a outra pessoa não agirá de maneira oportunista.
Qualquer excesso na convivência entre superior e subordinado pode ser entendido como bajulação, portanto, a educação e a etiqueta profissional devem prevalecer. É completamente possível interagir com o chefe sem ser visto como puxa-saco.