Resposta: Aluno protagonista é o conceito no qual o estudante desempenha um papel ativo na construção do próprio aprendizado. Ele não apenas absorve conteúdos, mas também agrega. Pesquisa informações, expõe ideias, debate, cria.
Entende-se o protagonismo como elemento fundamental na formação dos estudantes como pessoas humanas, futuros profissionais, cidadãos e potenciais agentes de transformações positivas em suas comunidades, na medida em que compreendem seu papel na sociedade atual.
Do outro lado, o protagonista tem uma alta performance, busca o aprimoramento constante, é determinado e, principalmente, não teme tomar decisões. Ser protagonista significa ter o controle da sua vida, ajustar o rumo e resgatar seu poder de decisão.
Protagonistas e antagonistas Um texto ficcional apresenta, geralmente, personagens principais e personagens secundárias. A personagem principal é protagonista da história. Se houver uma personagem que se opõe à personagem principal, um vilão, por exemplo, recebe o nome de antagonista.
No mundo corporativo, ser um profissional com protagonismo – ou um profissional protagonista – significa que você assume a responsabilidade pela evolução da sua carreira. Ou seja, você não deixa que seu desenvolvimento profissional dependa apenas da empresa ou do seu chefe.
Ser protagonista é não ter receio de se colocar à frente de desafios, é saber se posicionar. Depende muito mais da atitude da pessoa, do que da posição ou função que ela exerce. Perfis assim independentes, que buscam conhecimento e autonomia dentro da empresa, são considerados colaboradores protagonistas.
O protagonismo juvenil: Reforça o compromisso das escolas com a formação integral dos estudantes. Promove o engajamento dos estudantes com o conteúdo e a prática pedagógica. Desenvolve a autonomia, a capacidade de tomar decisões e a responsabilidade dos jovens alunos.
Dessa forma, segundo o educador, o protagonismo juvenil contribui para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito mais incorporados, o que contribui para uma proposta de transformação social.
5 dicas para desenvolver o protagonismo juvenil em sua escola
Protagonismo Juvenil é uma prática educativa desenvolvida para os jovens, onde ele é o elemento central e participa de todas as fases, do processo educativo, desde a elaboração, execução e avaliação das ações propostas, com o objetivo de estimular a participação social do jovem na comunidade.
C: Como os jovens podem ser mais atuantes na comunidade escolar? IR: Duas ações práticas para atuarem na comunidade escolar são os grêmios estudantis, órgão máximo de representação dos alunos, e os representantes de classe. ... A escola, no entanto, precisa estar aberta para acolher todos os pontos de vista e debates.
É no ambiente escolar que se inicia o processo de aprendizagem e construção de círculos sociais na vida dos jovens e adolescentes. O jovem começa a entender a realidade da sociedade, alguns problemas sociais, a encarar o preconceito (racial e social), envolvimento com drogas, marginalidade, dentre outros.
O papel da escola é justamente esse: fazer compreensível o significado dos conceitos das normas e valores, se esforçar para torna-los visíveis, assimilar os valores no seu comportamento ao conscientizá-los na sua relação com os outros alunos afirmando sua autonomia, estabelecer limites ao exercícios da liberdade, ...