classe K
Gás Carbônico (CO2) É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos.
Os Agentes Extintores se tratam de determinadas substâncias utilizadas no combate à incêndios através de métodos de resfriamento, abafamento e reações químicas. É importante saber que estes agentes podem se encontrar nos estados sólidos, líquidos e gasosos.
8 tipos de extintores de incêndio e suas aplicações
Em caso de Incêndios de classe B , deve usar espuma , pó comum, também conhecido como Pó BC, dióxido de carbono, gás carbônico ou CO². Para usar: Vá com segurança até o líquido em chamas, com o extintor invertido (de cabeça para baixo) direcione o jato para o liquido de forma que o cubra como uma manta.
O fogo em diferentes tipos de materiais
O fogo é constituído de uma mistura de gases em alta temperatura. A luminosidade vista e o calor são provenientes da reação entre o combustível (madeira, papel, plástico, gasolina) e o comburente (oxigênio), uma reação de oxidação desencadeada por uma energia inicial, chamada temperatura, calor ou ponto de ignição.
Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo co- mo o resultado de uma reação química que desprende luz e calor devido à combustão de materiais diversos.
O fogo não ocupa espaço e não apresenta massa, logo, ele não pode ser sólido, líquido, gasoso nem plasma. ... É isso mesmo, o fogo é energia. Aliás, o fogo é uma mistura de duas energias: Luz.