Confira algumas delas:
A Surdocegueira é uma deficiência que compromete, em diferentes graus, os sentidos da visão e audição. ... O sujeito pode ter cegueira e baixa audição; surdez profunda e baixa visão; baixa visão e audição ou ter cegueira e surdez profundas.
Sistema Malossi: Este sistema de comunicação consiste na marcação das letras do alfabeto e dos algarismos de 0 a 9 nas falanges dos dedos e na palma de uma das mãos da criança surdocega.
Os Guias-interpretes embasam sua atuação em duas Técnicas de Interpretação - a tradução e a Interpretação. Na primeira significa dizer que a mensagem transmitida em uma determinada modalidade de uma língua é mudada para outra modalidade mantendo-se a mesma língua.
Não são duas deficiências juntas, mas sim uma deficiência única, que precisa ser tratada de forma específica. Segundo a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), estima-se que existam cerca de 40 mil surdocegos no Brasil.
Eles trabalham e vivem sozinhos. De forma independente. Para algumas tarefas -como idas ao supermercado – eles precisam da ajuda de um intérprete, mas de modo geral conseguem manter uma vida como a de qualquer outro casal.
O papel do professor, intérprete ou guia-intérprete junto à criança surdocega será o de suprir sua carência de funcionamento sensorial com estímulos organizados e significativos, promovendo a construção de sua consciência e imagem corporal, seu desenvolvimento motor e afetivo, e também sua autonomia (Erikson, 2002).
Também é possível para o surdocego escrever na mão de seu intérprete utilizando um alfabeto manual ou redigir suas mensagens em sistema Braille. Existe ainda o alfabeto Moon, que substitui as letras por desenhos em relevo, e o sistema pictográfico, que usa símbolos e figuras para designar os objetos e ações.
O primeiro passo que o professor de dar para trabalhar com a criança surdocego e deficiências múltiplas é: encorajar a independência do aluno, manter a sua privacidade e individualidade e criar um vínculo com o aluno.
Para que a comunicação aconteça e sejam alcançados os objetivos estabelecidos dentro. de cada atividade para as crianças, é necessário fazer o seguinte: Alertar a criança sobre a presença de quem interage com ela. Alertar a criança sobre a atividade que vai ser desenvolvida.
Do ponto de vista científico, a deficiência sensorial se caracteriza pelo não-funcionamento (total ou parcial) de algum dos cinco sentidos. Classicamente, a surdez e a cegueira são consideradas deficiências sensoriais, mas déficits relacionados ao tato, olfato ou paladar também podem ser enquadrados em tal categoria.
Pessoas com uma preferência sensorial confiam no que vêem no mundo concreto. São pessoas orientadas para os detalhes e realistas, frequentemente chamadas de “pé no chão” e fundamentadas. Confiam nos fatos e na experiência pessoal e são muito observadores do que está acontecendo ao seu redor.
A deficiência múltipla é uma associação de duas ou mais deficiências primárias como física, mental, visual ou auditiva, no mesmo indivíduo. As pessoas com deficiência múltipla apresentam comprometimento que causam atrasos no desenvolvimento, na aprendizagem e na capacidade administrativa.
Quais os vários tipos de deficiência?
Há dois tipos, as que já nascem com o indivíduo, e as adquiridas por motivos de doenças, acidentes etc. As deficiências se encontram alocadas em cinco grandes grupos: visual, auditiva, mental, física e múltipla.