A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada. Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas. ... As esponjas apresentam ainda grande capacidade de regeneração.
Os cnidários podem reproduzir-se de maneira sexuada ou assexuada. Nas hidras, o brotamento, um tipo de reprodução assexuada, é muito comum nas estações mais quentes do ano. Nesse processo, observa-se o desenvolvimento de um broto na parede do corpo do animal, o qual se destaca e torna-se uma hidra independente.
Ou podem se reproduzir de forma assexuada, esta acontece quandouma esponja adulta cria um broto que ao decorrer do tempo se desprende da esponja-mãe e forma um novo broto. Já os cnidários é o grupo formado pelas anêmonas-do-mar, caravelas, hidras, corais e mãe da água (água viva). São exclusivamente marinhas.
Respiração nos cnidários Os cnidários não possuem sistema respiratório. Nesses animais, as trocas gasosas ocorrem na superfície corporal por meio do processo de difusão.
Sistema respiratório, excretor e circulatório: Os cnidários não possuem qualquer desses sistemas. Como seus corpos são formados por poucas camadas de células, o transporte de substâncias e a troca de gases ocorrem por difusão.
Na região oral, estão os tentáculos, que participam na captura de alimentos. As camadas de célula que ocorrem nos cnidários são: a epiderme, que reveste o corpo externamente, e a gastroderme, que reveste a cavidade gastrovascular. Entre a epiderme e a gastroderme existe uma camada gelatinosa denominada mesogleia.
cnidócitos