A materialização destes problemas ambientais na paisagem urbana é perceptível mediante o acúmulo de “lixo” sem destino adequado, ruídos oriundos do aumento veículos, , ocupação em áreas de risco, poluição do ar e das águas, entre outros.
O geoprocessamento, juntamente com o SIG, é utilizado em diversos setores da sociedade: desenvolvimento de bases cartográficas, avaliação de sistemas de água, esgoto e saneamento, análise de recursos naturais como florestas, rios e bacias hidrográficas e até planejamentos ambientais urbanos e rurais.
O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é um sistema computacional formado pela combinação de três tecnologias: Sensoriamento Remoto: Satélites e Aerofotogrametria; GPS; Geoprocessamento: Produção de mapas, cartogramas, gráficos e sistematizações gerais. ...
A transformação do espaço geográfico ocorre em função das mudanças e fenômenos climáticos em função do tempo, ou, através da ação do homem. Exemplo disso é a formação do desertos, que ocorre em função do clima e dos ventos, que acabam levando areia por quilômetro, criando e expandindo desertos.
O espaço geográfico reúne os resultados das atividades humanas, sendo produto e agente do processo de construção e transformação das sociedades. ... Sendo assim, o espaço geográfico constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais pelas práticas antrópicas.
Resposta. O homem destrói o meio ambiente, constrói casas, desmata, realiza queimadas, absorve todos os minerais do subsolo e planta grandes lavouras monocultoras que desgastam o solo. Tudo isso e muito mais contribui para a alteração de espaço geográfico pela ação do homem.
As relações entre sociedade e natureza refletem e produzem as transformações ocorridas no contexto do espaço geográfico. Originalmente, os primeiros agrupamentos humanos, que eram nômades, utilizavam-se da natureza como habitat e também para a extração de alimentos. ...