As duas opções de tratamento mais estudadas são o ácido salicílico tópico e a crioterapia. O efeito no caso das verrugas plantares parece mais limitado do que nas verrugas em outras partes do corpo. O ácido salicílico tópico provoca exfoliação da epiderme afetada pelo vírus e também pode estimular a imunidade local.
Como é feito o tratamento O tratamento para olho de peixe geralmente é orientado por um dermatologista ou podologista e tende a ser iniciado com o uso de loções tópicas, à base de ácido salicílico, ácido nítrico ou ácido tricloroacético, para usar em casa 1 vez ao dia.
As calosidades plantares são causadas por excesso de pressão em pontos específicos dos pés, e isso pode ser eficientemente corrigido com técnicas de reabilitação fisioterápica.
A forma caseira mais indicada na remoção dos calos é por meio da esfoliação, que pode ser feita inicialmente utilizando a pedra pomes e depois um creme esfoliante no local do calo....4 passos para remover calos das mãos
Verrugas plantares, também designadas genericamente como cravos ou papilomas, são lesões cutâneas, habitualmente dolorosas, que se localizam na planta e/ou face plantar dos dedos dos pés.
“O olho de peixe é uma infecção causada pelo contato com o vírus HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) - mais especificamente dos subtipos 1, 4 e 63, responsáveis por causar verrugas nos pés”, explica Fernanda Nichelle, dermatologista e especialista em estética médica (RS).
O ácido acético presente no vinagre de maçã é capaz de promover uma esfoliação química da pele, retirando a camada mais superficial e ajudando a eliminar as verrugas mais rapidamente. Para usar o vinagre de maçã deve-se aplicar algodão num pequeno pedaço de algodão e depois aplicar sobre a verruga do "olho de peixe".
De acordo com a médica, o olho de peixe é a designação popular para uma verruga vulgar, uma lesão benigna decorrente da contaminação de um vírus do grupo HPV, o papilomavírus humano, que pode entrar no corpo através de pequenos cortes ou rachaduras.
Elas são causadas por um vírus chamado Papiloma Vírus Humano – conhecido popularmente como HPV, que infecta a camada superior da pele, causando as verrugas. Elas podem surgir mais facilmente quando a pessoa apresenta alguma lesão ou corte na pele.
Um ótimo remédio caseiro para remover verrugas comuns, que surgem na pele do rosto, braços, mãos, pernas ou pés é aplicar uma fita adesiva diretamente na verruga, mas uma outra forma de tratamento consiste em aplicar um pouquinho do óleo essencial de melaleuca, vinagre de maçã ou esmalte.
Tanto o homem como a mulher que estão infectados pelo HPV e que não possuem verrugas visíveis, na maioria das vezes desconhecem que são portadores do HPV, e que podem transmitir o vírus aos seus parceiros sexuais. No entanto, a evolução, a manifestação e o tratamento são diferentes no homem e na mulher.
As verrugas são causadas pela contaminação da pele pelo vírus do HPV, também conhecido por papilomavírus humano. Esse vírus penetra e parasita as células da epiderme, fazendo com que elas cresçam de maneira anormal. As células contaminadas são lançadas na camada mais superficial do corpo, dando origem às verrugas.
As verrugas são pequenos crescimentos benignos da pele, geralmente inofensivos, causadas pelo vírus HPV, que podem surgir em pessoas de qualquer idade e em qualquer parte do corpo, como no rosto, no pé, na virilha, na região genital ou nas mãos.
Se você tiver verrugas de pele, é hora de agir rapidamente, pois elas podem se espalhar por seu corpo se não forem tratadas. Se suas verrugas estão lhe causando desconforto emocional ou físico, consulte um dermatologista, para eliminá-las por completo e usar remédios de reforço imunológico.
Gilvan, “uma forma de prevenir as verrugas é evitando o contato com pessoas infectadas, além de objetos utilizados por outras pessoas”, esclareceu. Além disso, o vírus também pode ser transmitido pelo contato sexual. Para prevenir o contágio, a Sociedade Brasileira de Dermatologia também indica a vacina contra o HPV.
Para que o tratamento seja mais eficaz, a mulher deve:
Alguns dos remédios que são indicados para verrugas comuns e planas são a Curitybina, com ácido salicílico na composição, ou o Verrux e Duofilm, com ácido salicílico e ácido láctico na composição ou o Duofilm, que têm um efeito queratolítico, levando à descamação da pele e à redução da espessura da verruga.
O Sistema de Eliminação de Verrugas Pointts demonstrou ser clinicamente tão eficaz quanto o método de congelamento por nitrogênio líquido utilizado em clínicas e hospitais. Seguro, eficaz e fácil de usar, age congelando rapidamente a verruga plantar ou vulgar. Normalmente, é suficiente em único tratamento.
Duofilm líquido está indicado para o tratamento e remoção de verrugas comuns e Duofilm plantar é mais indicado para a remoção da verruga plana que se encontra nos pés, conhecidas popularmente como 'olho de peixe'.
Você também pode tentar remover a verruga com o bicarbonato de sódio. Dissolva o bicarbonato em água e depois lave a mão ou o pé que contém a verruga com a mistura. Deixe que sua mão ou a parte afeta seque naturalmente, com o bicarbonato ainda nela. Repita o processo com frequência, até que a verruga desapareça.
Se for necessário remover uma verruga, a opção mais apropriada é a cirurgia. Caso contrário, se for o caso de uma condição de origem viral, você pode ajudar o sistema imunológico do cachorro, fornecendo alimentos de qualidade e uma vida sem estresse. As verrugas podem desaparecer por si só em alguns meses.
O tratamento indicado para cada caso é sempre relacionado ao tipo de verruga, ao local em que ela se encontra e também à idade do paciente. Cirurgias com aplicação de ácidos no local, cauterização ou aplicação de nitrogênio líquido ou neve carbônica podem resolver o problema.
- Ácido salicílico + Ácido lático: aplicando todos os dias, a pele descama até curar. - Ácido nítrico fumegante: aplicações quinzenais são feitas no consultório médico. - Crioterapia: congelamento da verruga com nitrogênio líquido. - Eletrocirurgia: queima-se a verruga.
Sintomas. Exceção feita às verrugas plantares, que doem quando a pessoa caminha e podem sangrar, e às anogenitais, que podem coçar um pouco, as verrugas costumam ser assintomáticas.
Verrugas vulgares: em crianças, podem ser tratadas por meio da aplicação diária de ácido salicílico em baixas concentrações. Aplicação semanal (no consultório) de cantaridina leva à formação de uma bolha sob a verruga. Retira-se então a porção morta da verruga que se encontra no cume da bolha após cerca de uma semana.
O HPV costuma curar-se espontaneamente em 80 a 90% dos casos. Após 1 ou 2 anos, o sistema imunológico da maioria das pessoas é capaz de destruir o HPV e eliminá-lo por completo do nosso organismo. A lesões provocadas pelo HPV, sejam elas verrugas ou neoplasias do colo do útero, têm cura através de tratamento médico.