O voleibol, ou vôlei, surgiu nos Estados Unidos em 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan. ... Em 1923, aconteceu a primeira iniciativa para a difusão do voleibol no Brasil, o Fluminense promoveu o 1° torneio.
O vôlei foi criado em 1895, pelo americano William G. Morgan, então diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. ... No início, o mintonette ficou restrito à cidade de Holyoke e ao ginásio onde Morgan era diretor.
A divergência entre a data de surgimento do voleibol no Brasil tem a ver com o registro dos que seriam os dois primeiros jogos em território tupiniquim: em 1915 houve uma partida de vôlei no Colégio Marista de Pernambuco; e em 1916, o jogo caiu nas graças dos rapazes da Associação Cristã de Moços em São Paulo.
O vôlei sentado surgiu da junção do vôlei convencional com um esporte alemão praticado por pessoas com pouca mobilidade, mas sem rede, chamado sitzbal. A união das duas modalidades fez surgir o vôlei sentado em 1956.
Outras mudanças foram adotadas imediatamente: a mudança da cor da bola, a introdução do libero e uma maior liberdade por parte dos técnicos para darem instruções (entre a linha de ataque e o fundo da quadra).
O voleibol chegou ao Brasil em 1915, sendo jogado pela 1ª vez no Colégio Marista de Pernambuco. Porém, as informações divergem entre os estudiosos, em 1916 que o voleibol chegou ao nosso país, sendo praticado pela 1ª vez na Associação de Cristãos e Moços de São Paulo (Regras do Voleibol, 1993).
Atualmente, a quadra mede 18 metros por 9 metros. A primeira rede de vôlei possuía uma altura de 1,98 m (do chão ao bordo superior). Atualmente, ela é colocada a 2,43 metros do solo para os homens e 2,24 metros para as mulheres.
A seleção brasileira já conquistou todos os principais campeonatos de voleibol. Nos Jogos Olímpicos, o Brasil possui seis medalhas: três de ouro conquistadas respectivamente em Barcelona (1992), Atenas (2004) e Rio de Janeiro (2016) e três de prata conquistadas em Los Angeles (1984), Pequim (2008) e Londres (2012).
Resposta. Resposta: voleibol, vôlei de praia, tênis, badminton, pádel, peteca.
Podemos citar como exemplos de esportes com rede divisória o voleibol, vôlei de praia, tênis, badminton, pádel, peteca, sepaktakraw, ringo, ringtennis.
Descubra quais são os principais tipos de redes esportivas
Futebol
Os esportes mais praticados no Brasil:
futebol