Tipos de merengue
O açúcar de confeiteiro, também conhecido como glaçúcar, é fácil de dissolver, tem textura ultrafina e é muito branco e macio, lembrando a consistência de um talco. ... O açúcar impalpável não absorve a gordura do doce, o que o torna ideal para polvilhar em cima de doces ou fazer o delicioso docinho francês macaron.
Coloque pequenas porções do açúcar cristal no copo do liquidificador seco e bata por alguns minutos. Quando mais você bater, mais fino ele irá ficar. Passe para um vidro com tampa. Prontinho, agora você pode fazer a sua receita sem estresse.
O papel toalha umedecido surte o mesmo efeito do pão, pois devolve a umidade aos grãos de açúcar. Esse truque também é fácil de implementar: pegue uma única folha de papel, umedeça-a levemente na pia e coloque-a dentro do pote de açúcar.
Assim como o sal, o açúcar deve ser conservado em um ambiente seco. Por isso, colocá-lo em lugar úmido como a geladeira acaba comprometendo a qualidade do ingrediente. Coloque o açúcar em um pote fechado e fora da geladeira! No caso do açúcar mascavo, armazene-o com ameixas secas e, assim, ele não ficará duro.
Método 1 de 6: Com uma fatia de pão
Esse truque é muito fácil e prático de fazer. É só colocar o sal úmido na frigideira em fogo baixo e esquentá-lo, mexendo sempre com uma colher de pau ou silicone, até que você perceba o ingrediente soltando. Se cristalizar, é só dar pequenas batidinhas com a colher.
Assim que você perceber que seu saleiro está úmido, coloque o sal dentro de um recipiente que possa ir ao micro-ondas. Depois, coloque o sal de 20 a 30 segundos para esquentar. Retire o recipiente, dê uma leve mexida e veja se ele precisa de mais alguns segundos. Aí é só devolver o sal de volta para o saleiro e usar!
Outra forma muito eficiente e ainda mais fácil de tirar a umidade do sal, é usando o microondas. Para fazer isso, coloque o sal dentro de um recipiente (pode ser um bowl ou uma tigela) e leve ao microondas por 30 segundos. Se perceber que ainda não desgrudou, deixe por mais 30 segundos.
A melhor forma de armazenar esse tempero é mantendo-o sempre em ambiente seco. Ou seja, abandone o hábito de guardar o sal na geladeira – a umidade pode comprometer a qualidade do produto. A dica do chef é, antes de armazenar, despejar todo o pacote em uma forma e levar ao forno para que ele seja levemente torrado.
Potes de vidro: dicas pra usá-los na organização [2]
O sal de cozinha, ou cloreto de sódio, é um verdadeiro mata-borrão, atraindo as gotículas de água que estão no ar. Por isso, nos dias úmidos, as partículas dentro do saleiro se juntam, transformando-se em flocos, e fica praticamente impossível tirá-las de lá. O arroz também atrai o excesso de água.
Então adicione a outra metade do alho, o maço de cheiro verde e o sal e bata. Conserve em um recipiente de vidro da mesma maneira que o tempero anterior. Esse creme temperado dura até 2 semanas na geladeira, mas pode ser congelado para ficar conservado por até 3 meses.