– falta de vitamina A Pode causar ulcerações nas córneas ou ceratoconjuntivite, podendo evoluir para necroses. Presentes em alimentos como beterraba, cenoura, batata-doce e couve, a falta desta vitamina também pode contribuir para a queda de cabelo, unhas quebradiças, pele seca e cegueira noturna.
A deficiência em vitamina A pode causar alguns problemas como:
A vitamina A atua na parte química das ações dos receptores em forma de bastonetes e compromete a adaptação da visão em ambientes de penumbra. Para diagnosticar a doença é preciso fazer um exame de fundo de olho para avaliação da retina, já que a catarata, por exemplo, provoca sintomas parecidos.
Dentre os inúmeros benefícios da Vitamina A estão a manutenção da saúde ocular, óssea e nervosa, o efeito antioxidante, o aumento da imunidade, e além disso, ela é eficaz no combate ao envelhecimento e prevenção de doenças cardiovasculares.
Vitamina A: Possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele e na imunidade. Onde encontrar: alimentos de origem animal (fígado, ovo, leite, atum, queijo), vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas e vermelhas.
As vitaminas são substâncias orgânicas que o corpo necessita em pequenas quantidades, que são indispensáveis ao funcionamento do organismo, já que são essenciais para a manutenção se um sistema imunológico saudável, bom funcionamento do metabolismo e para o crescimento.
As vitaminas e os minerais são elementos inorgânicos que não podem ser produzidos pelo próprio corpo, mas são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Esses nutrientes podem ser encontrados em diversos alimentos, na exposição solar ou em suplementos de reposição.
Algumas vitaminas são também produzidas em nosso corpo, como é o caso da vitamina D e K. A vitamina K é produzida por bactérias em nosso intestino, enquanto a vitamina D é produzida quando expomos nossa pele à luz solar.
Compreendem as vitaminas A, D, E e K. Já as hidrossolúveis são solúveis em água e ao contrário do outro grupo, permanecem por menos tempo no organismo, sendo excretadas facilmente pelos rins. São elas: vitaminas C e do complexo B. - Vitamina A: Antioxidante (Combate radicais livres); manutenção da saúde ocular.
São hidrossolúveis as vitaminas do complexo B e a vitamina C. As vitaminas do complexo B, são: B1, ou tiamina; B2, ou riboflavina; niacina, que inclui o ácido nicotínico e a nicotinamida; B6, que agrupa a piridoxina, piridoxal e a piridoxamina; B12 ou cobalamina; ácido fólico; ácido pantotênico e biotina.