azeite
A fritura por imersão é um processo rápido e econômico de preparação dos alimentos, sendo influenciado por muitas variáveis, dentre as quais o tipo de equipamento, alimento e óleo utilizado, as condições do processamento, tempo, temperatura, quantidade de alimento frito entre outros.
Um aspecto muito importante na escolha do óleo a ser utilizado no processo de fritura por imersão é a estabilidade oxidativa, que mede a resistência do óleo ao processo de oxidação.
Agora, dentre os que citei dois se destacam, o óleo de canola e o azeite. Ambos conseguem suportar bem altas temperaturas, pois possuem ricas cargas de ácidos monoinsaturados e graxos, os tornando excelentes para esse tipo de fritura.
Durante o processo de fritura é possível verificar a quantidade de óleo absorvido em gramas utilizando-se a seguinte fórmula: QOA (g) = (peso inicial do óleo) - (peso final do óleo) + (peso do óleo absorvido pelo papel).
Por exemplo, vamos usar como base uma porção de batatas fritas, o tamanho da porção será de 170 gramas de batatas cruas, o custo dessas 170 gramas será de R$ 3,00; O preço de venda dessa porção será de R$ 10,00. Com estas informações, o custo percentual dessa porção é = 3/10 = 0,3 * 100 = 30%.
Coloque o óleo numa panela ou frigideira grande e aqueça bem. Retire o plástico dos pastéis antes de fritar e coloque apenas um ou dois para fritar ao mesmo tempo. Deixe fritar de um lado e depois vire. Leva mais ou menos uns 2 ou 3 minutos para fritar.
Truques para fazer a fritura perfeita: aprenda a deixar a fritura sequinha
Escolha a gordura certa. Use gorduras estáveis em altas temperaturas ou a chamada banha vegetal. Manteiga clarificada ou óleos resistentes ao calor (veja no rótulo: “Indicado para frituras”) irão ajudar a preparar uma batata frita crocante. Você pode também misturar banha de porco com óleo.
Dá uma olhada!
Boas práticas de fritura para prolongar a vida útil do óleo e reduzir os custos.
Depois de analisar o óleo usado por restaurantes do tipo self-service, ele concluiu que para manter a qualidade o produto deve ser trocado no máximo a cada seis dias. “Até o sexto dia de fritura no óleo, este óleo está em boas condições de fritura.
Se optar pela reutilização, não faça isso mais do que três vezes. Quanto mais escuro o óleo fica, mais prejudicial ao organismo. A composição química muda completamente, mais bolhas de ar se formam e sua estrutura torna-se cada vez mais inflamatória e oxidativa.
Para que esse óleo fique (quase) como novo e assim poder utilizá-lo por mais tempo, experimente o seguinte:
O truque para uma casca crocante é, antes de iniciar, torrar a farinha de rosca no micro-ondas e misturar o conteúdo com queijo ralado. Em seguida, tempere a gosto e empane os filés. Pincele com manteiga e leve ao micro-ondas por 6 a 8 minutos. Só não se esqueça de virar os bifes durante o cozimento.
Frite um bife de cada vez, imerso no óleo quente. Cuidado para que o óleo não esteja quente demais, senão pode queimar a casquinha e não cozinhar bem por dentro. Sirva quentinho com batata frita ou purê de batata e uma salada verde.
Você pode resolver esse problema branqueando-os brevemente em água fervente para remover um pouco de amido em excesso e pré-fritando-os a uma temperatura muito mais baixa para remover um pouco de umidade (drenando o excesso de óleo).
O que devo fazer? Verifique se os alimentos estão secos antes de iniciar a fritura. Se não estiverem, retire o excesso de água e gelo com muito cuidado agitando o alimento a ser frito até que ele fique seco.
Consequentemente, muita espuma aparece. Aumenta sua quantidade de sangue. Nesse caso, a tampa de espuma também muda de cor - fica marrom. A qualidade da carne e sua limpeza são importantes.
O processo de fritura é realizado em recipientes abertos, à temperatura elevada (180 – 200ºC), em contato direto com o ar. Essas condições provocam modificações físico-químicas nos óleos, algumas das quais são visíveis, como o escurecimento, o aumento da viscosidade e a formação de espuma e de fumaça.
3- A verdadeira BANHA DE PORCO é extraída do toucinho ou da banha, por isso ela possui um cheiro mais acentuado de torresmo. O que é normal. Atente-se também ao cheiro da BANHA que você compra.
A banha tem prazo de validade longo. O ideal é conservá-la na geladeira. Dessa forma, pode durar meses. Se mantida no congelador, pode durar até um ano.
Ao contrário do que publicações recentes na mídia leiga têm sugerido, a banha de porco não tem nenhuma propriedade que auxilie no emagrecimento, que depende essencialmente da aquisição de hábitos de vida saudáveis - e não da adição de um componente “milagroso” à dieta.