A herpangina é uma doença causada pelos vírus Coxsackie, enterovírus ou vírus da herpes simplex que afeta bebês e crianças entre os 3 e os 10 anos, causando sintomas como febre repentina, aftas na boca e dor de garganta.
O tratamento da doença é feito com o objetivo de aliviar os sintomas como a febre e as dores que a criança sente. Para isso, um médico pode receitar antitérmicos e antibióticos, além de também poder receitar anestésicos, dependendo do caso.
O desaparecimento dos sintomas também depende do tipo de vírus. Em geral, a febre desaparece depois de três dias. Os demais vão enfraquecendo até que, depois de sete dias, não haja mais vestígios.
A diferença entre um e outro começa a aparecer quando observamos a intensidade e duração dos sintomas. "A virose costuma ser mais branda e dura entre dois a cinco dias", explica o médico Alexandre Sakano, gastrocirurgião da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Medicamentos para combater a diarreia: nestes casos, pode-se tomar um antidiarreico, como Racecadotrila, 3 vezes ao dia, após as principais refeições.
Afinal, o que comer quando está com virose? O indicado é a ingestão de alimentos de fácil digestão e com poucas fibras. Pensando nisso, as opções saudáveis e leves são as mais indicadas para o momento! Invista em alimentos como cenoura, couve, brócolis, abobrinha, batata, inhame, banana verde, maçã, pêssego e pêra.
Virose: o que é, principais sintomas e tratamento
Como não existe um medicamento capaz de combater este vírus, o tratamento consiste em minimizar os sintomas e tentar fortalecer o sistema imunológico do animal para que ele combata o vírus com sua própria imunidade. Dependendo da fase da doença, sequelas poderão acompanhar o cão pela vida toda.
Quando for limpar o cantinho do seu pet, comece passando um aspirador de pó na caminha ou na casinha. Se for lavar, use detergente neutro líquido ou sabão de coco (em barra ou líquido). Para desinfetar, os produtos veterinários específicos para esse tipo de limpeza são as melhores opções.