Para o que serve a agricultura de precisão? ... O principal objetivo da agricultura de precisão é melhorar a eficiência produtiva e o manejo agrícola. Por meio da identificação das características de cada região do campo, o sistema possibilita uma melhor distribuição dos insumos.
Agricultura de precisão é uma prática agrícola na qual utiliza-se tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo e clima. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos e agrotóxicos.
A agricultura de precisão é um agente transformador na agricultura. Ela revolucionou a produção agrícola ao profissionalizar os processos e permitir a mensuração de variáveis que influenciam a produção, auxiliando assim o produtor na tomada de decisão.
Para ajudar quem quer começar ou está começando, elaboramos estas 5 dicas:
Entre as funções da lavoura encontram-se facilitar a circulação do água para uma irrigação correcta, destruir as más ervas, fazer menos compacta a terra adequando-a assim para a sementeira agrícola, melhorar a estrutura e textura do solo, evitar o encharcamento provocado por altas precipitações pluviais e o uso como ...
Agricultura de precisão é um conjunto de técnicas de apoio à agricultura na qual se utiliza de tecnologia de informação, sensores, mapas, baseando-se no princípio da variabilidade da planta frente ao solo, clima e práticas agrícolas.
O conceito de agricultura de precisão se tornou mais conhecido por volta da década de 1980, nos Estados Unidos. No Brasil, essa maneira de fazer agricultura surgiu nos anos 90, capitaneada pela inserção no mercado de máquinas agrícolas com tecnologias GPS e computadores de bordo com mapas de produtividade.
A agricultura de precisão se diferencia da convencional, que ao invés de calcular por uma média o quanto a área a ser cultivada, na precisão o agricultor vai poder aplicar apenas a quantidade necessária para cada diferente zona do terreno, mapas de fertilidade e de produtividade, indicam qual insumo, quantidade, e ...
com as tecnologias (como o GPS e os drones), o homem ganhou mais facilidade para mapear a região do plantio. o uso de tratores de última geração e semeadeiras modernas facilitam o plantio de alimentos. redução de custos com mão-de-obra (por conta das novas tecnologias).
tempo de amadurecimento do produto estendido; menor custo de mão de obra; facilidade de revenda no mercado em grandes quantidades; menor custo final do produto.
Vantagens e desvantagens do agronegócio
Pode-se dizer que o processo de modernização e expansão do setor agropecuário no Brasil impulsionou a sua produtividade, no entanto, provocou impactos negativos para o meio ambiente, tais como a erosão e contaminação dos solos, do ar e das águas, sobretudo através de técnicas convencionais utilizadas nas monoculturas, ...
O cultivo mais lucrativo é a soja, seguida pelo milho, que possuem as projeções mais positivas....A título de curiosidade, as frutas que também costumam dar mais lucro são: