Origem do termo “ossos do ofício” Sobre a expressão ossos do ofício, antigamente utilizava-se pó de tutano para obter o tom alvo das folhas de ofício. ... Consequentemente passou-se a chamar de “ossos do ofício” toda e qualquer atividade que oferecesse alguma dificuldade para o exercício pleno de uma profissão.
substantivo masculino Finalização do trabalho; folga ou repouso. Esse período de tempo em que se folga. Ausência de ocupação; falta de trabalho; ociosidade. Desprovido de força física; excesso de preguiça; moleza.
1. é osso. Alguma coisa cuja resolução é extremamente difícil, complicada.
Significado de Ossada [Figurado] Aquilo que resta; restos, destroços.
O termo ossocultura, presente no HQ, faz referência aos homens de carne e osso que lutaram, por vezes se passando por heróis. Geralmente os HQ's contam histórias de personagens fictícios, ou seja, inexistentes na realidade.
Significado de Visão substantivo feminino e masculino Sentido da vista; ação ou efeito de ver; capacidade de compreensão, assimilação e percepção visual de tudo que está presente no mundo exterior, concebida a partir da utilização dos olhos e do cérebro.
Significado de Ossinho substantivo masculino Ossículo. Veterinária Tumor ósseo na canela ou no pé do cavalo.
Significado de Pena substantivo feminino Punição atribuída a quem cometeu um crime ou ato censurável; condenação, castigo: pena de prisão. Expressão de caridade, compaixão: tinha pena dos mendigos. Em que há sofrimento; padecimento, angústia, dor. Excesso de amargura, de desgosto, de mágoa; amargura.
Entre os significados da pena estão: proteção, cura, leveza e pureza. Basta dizer que os anjos, criaturas celestiais, são dotados de asas, simbolizando sua candura. Há quem diga que, quando uma pena de ave nos chega do alto, representa esperança e conforto espiritual: uma mensagem dos céus.
É a punição recebida pelo transgressor da lei e violador do bem jurídico tutelado. Verificando a etimologia do termo tem-se que a palavra pena deriva do latim poena ou poiné5, o qual designa o significado de castigo ou punição ao transgressor de uma lei.
Existem muitas situações em que podemos dizer "que pena! / é uma pena!". Esta expressão demonstra que ficamos aborrecidos quando uma pessoa nos conta alguma situação chata que aconteceu com ela, ou quando não podem comparecer a algum compromisso e cancelam os planos.
que pena {interj.} ¡qué lástima!
Pluma: 1 pluma, penacho. Punição: 2 penalidade, multa, corretivo, lição, sanção, punição, condenação, castigo, coima.
Que tem consequências funestas: 3 desastrado, funesto, fatídico, infausto, desastroso, ominoso, nefasto, sinistro. Que não teve êxito: 4 falhado, fracassado, malogrado, malsucedido.
Não feliz; desgraçado, infausto. 2. Mal sucedido. 3.
O contrário de infelizmente é: Principais antônimos de infelizmente: 1. ditosamente, prosperamente, afortunadamente.
Enquanto "felizmente" significa algo que foi feito de forma feliz e alegre ou que causou felicidade em alguém, o termo "infelizmente" se refere a algo desgostoso, que desagradou as pessoas, que a pessoa lamenta.
Infelizmente é um advérbio de modo que é usado para descrever uma situação de ocorre de modo infeliz, ou triste. Desafortunadamente e tristemente são sinônimos de infelizmente, uma palavra que serve para indicar um evento, situação ou circunstância que é lamentável ou desagradável.
advérbio De maneira lamentável; em que há lástima: perdeu, lamentavelmente, tudo o que tinha. Etimologia (origem da palavra lamentavelmente).
adjetivo Merecedor de compaixão e pena; lamentoso ou lastimoso. [Pejorativo] Que inspira piedade por ser excessivamente medíocre; que causa desprezo; desprezível ou deplorável.
adjetivo Merecedor de estima; estimado: prezado convidado. Que se preocupa consigo mesmo, falando especialmente da aparência; asseado, cuidadoso, limpo. Etimologia (origem da palavra prezado). Particípio de prezar, do latim pretiare.