A numeração das vigas é feita de maneira semelhante às lajes, ou seja, as vigas são numeradas da esquerda para a direita, de cima para baixo.
O vão ideal para uma viga de concreto armado é entre 4 a 6 metros. Estudos citados por Yopanan Rebello, autor do livro A concepção estrutural e a arquitetura, dão conta que os valores ideais para vãos em projetos de concreto armado devem variar entre 4 e 6 metros.
Pode-se resumir uma viga Vierendeel como a associação de vários quadros rígidos (pórticos fechados). A viga Vierendeel funciona como um pórtico (fechado), onde as barras estarão sujeitas as tensões de tração e compressão (como nas treliças) e flexão e cisalhamento (como nas vigas).
Peças que apresentam grande eficiência estrutural, podendo ser encontradas sob diversas geometrias. ... O perfil estrutural laminado é um produto obtido a partir da laminação de blocos de aço que podem ser provenientes de lingotamento convencional ou contínuo.
Os perfis laminados a quente são produzidos através da laminação de blocos de aço, em sistema de laminação contínua. As limitações de fabricação são devidas às próprias cadeiras de laminação que impõem uma bitola de altura máxima e mínima, variável de acordo com o equipamento.
Os perfis formados a frio são produzidos de duas maneiras: através de prensas dobradeiras, que é um processo descontínuo ou perfiladeiras, onde o processo é contínuo (CARVALHO, 2006). O processo utilizado para fabricar os perfis foi através de uma prensa dobradeira com uma capacidade de dobra de 12,7mm.
Os perfis soldados podem ser obtidos por solda elétrica ou por caldeamento (eletrofusão) utili- zando o efeito joule quando passa uma corrente entre os pontos que se vai querer soldar. Os perfis laminados a quente são produzidos através da laminação de blocos de aço, em sistema de laminação contínua.
A utilização de perfis metálicos em construções de edifícios vem crescendo constantemente no país. Isso porque são produzidos em aço, um material que traz muitos benefícios ao projeto, como leveza e resistência.
Perfil, em redes sociais, sites de relacionamento, blogs pessoais, ou comunidades virtuais, se refere a um cadastro de dados pessoais, de contato, e preferenciais de um determinado usuário.
Qual o perfil que deve ser escolhido para sustentar a placa metálica? O perfil a ser utilizado deverá ter um Momento de Inércia (I) igual ou maior que 280,94cm⁴. O perfil a ser utilizado poderá ser o perfil 100×100 mm reforçado (P50301) com I= 305cm⁴.
De forma bem simples, o perfil de uma viga ou outra peça de aço é o seu formato, o que afeta a maneira como o peso se distribui pela peça. Algumas formas são mais resistentes à pressão de determinados ângulos, tornando cada perfil mais adequado a um tipo específico de demanda.
Perfis são vigas metálicas fabricadas em aço galvanizado, aço zincalume ou aço galvalume que são utilizadas em diversas aplicações tanto na construção civil — em coberturas ou projetos com estruturas metálicas —, quanto na área industrial.
Eles são empregados em confecções de cantoneiras, revestimentos, estruturas metálicas, entre outros. ... Podem ser fabricados em diversos formatos, sendo comumente usados os tipos feitos em: U, T, I, H e W. Cada modelo apresenta a sua particularidade e pode ser utilizado em uma área de aplicação.
Assim como a viga ou perfil U, a viga ou perfil I tem diversas aplicações na indústria e na construção civil. Esses perfis ou vigas são laminados em aço carbono no padrão ASTM A-36 ou ASTM A-572GR50 e possui esse nome devido seu formato semelhante à letra “I”, com as abas internas inclinadas.
As vigas em “I” são feitas de carbono laminado. Também possuem grande suporte de carga, mas têm as abas mais estreitas que os tipos em “H”. Apesar disso, são utilizadas em prédios, casas, pontes e viadutos; além do uso em indústrias mecânica, automobilística e agrícola, pela grande capacidade de sustentação.
A Viga I é um tipo de Viga W, ou seja, é uma variação da Viga W, para que haja um melhor encaixe entre as peças, tornando o acabamento mais bonito e preciso.
O perfil H é uma viga de aço laminada, produzida com matérias-primas de qualidade e que resultam em mais segurança e praticidade em sua aplicação, como por exemplo, em estruturas metálicas.