O sinal de Blumberg é um sinal semiológico caracterizado por dor à descompressão brusca da parede abdominal no ponto apendicular, mais conhecido como ponto de McBurney.
- Sinal do piparote- posiciona-se uma das mãos em um dos flancos, no lado oposto posicionar a ponta do dedo médio, dobrado, apoiado e tensionado contra o polegar, disparar contra o flanco contralateral; o abalo irá produzir uma onda de choque que será transmitido no líquido ascítico, sendo percebido pela palma da mão ...
Sinal de Rovsing: Dor no quadrante inferior direito ao realizar a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdome. Pode indicar apendicite aguda. Sinal de Dunphy: Dor à percussão do ponto de McBurney ou dor ao tossir. Pode ser indicativo de apendicite.
Apesar do diagnóstico de apendicite aguda ser eminentemente clínico, dois exames laboratoriais podem auxiliar na investigação: hemograma e urina tipo I (ou sumário de urina).
Se acha que pode estar com uma apendicite, assinale os sintomas para saber quais as suas chances:
“O ultrassom está na linha de frente dos exames utilizados para um primeiro diagnóstico de apendicite aguda. Além das dores no abdome, é importante considerar outros sintomas, como perda de apetite, náuseas, vômito, febre e paralisação do intestino.
O que causa apendicite As causas da apendicite não são sempre claras, mas algumas situações são conhecidas por provocar a inflamação no órgão. São elas: Obstrução do apêndice por partículas de gordura ou fezes. Infecção, como a gastrointestinal causada por vírus.
A dor da apendicite geralmente se localiza do lado direito e na parte baixa do abdômen. É uma dor forte, pontual, bem localizada e contínua. Em alguns casos, essa dor pode começar na região do umbigo ou na parte baixa da coluna.
grau 2: gangrenosa; grau 3: perfurada com líquido livre localizado; grau 4: perfurada com abscesso regional; grau 5: perfurada com peritonite difusa.