Mantenha a pele limpa - hábitos de higiene são importantes na prevenção das micoses. Lave as mãos com freqüência para evitar a propagação da infecção. Mantenha a pele seca e fresca - seque-se muito bem após o banho, principalmente nas dobras do corpo, como axilas, virilhas e entre os dedos dos pés.
Verão - como evitar micose de pele
Dicas para prevenir micose de praia
Para prevenir fungos nas unhas dos pés...
Estima-se que existam cerca de 30 espécies de dermatófitos, que podem acometer tanto o homem quanto animais domésticos e silvestres. Essas espécies podem ser classificadas em antropofílicas (acometem apenas a pele humana), zoofílicas (acometem animais domésticos e silvestres) e geofílicas (vivem no solo).
Nas micoses cutâneas, observa-se que os fungos atingem camadas mais profundas da pele, dos pelos ou unha. As subcutâneas atingem a pele e o tecido subcutâneo, sendo os fungos normalmente introduzidos por meio de trauma.
Daí a necessidade de se distinguir fungos queratinolíticos do grupo dos dermatófitos, constituído especificamente pelos gêneros Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton. spp.
As dermatofitoses são infecções causadas por fungos conhecidos como queratinofílicos, ou seja: a) fungos capazes de degradar a queratina para facilitar a sua entrada na pele. b) fungos que removem a queratina de uma região e depositam-na em outra.