Em biologia chamam-se detritívoros, saprófagos ou necrófagos os animais que se alimentam de restos orgânicos (plantas ou, animais mortos), reciclando-os e retornando-os à cadeia alimentar para serem reaproveitados pelos demais organismos vivos.
Essa matéria orgânica da qual eles retiram essas moléculas é proveniente de cadáveres e restos de plantas e animais. Por esse motivo, eles são chamados de saprófagos e, juntamente com as bactérias, decompõem a matéria orgânica, fazendo a reciclagem de nutrientes na natureza e impedindo o acúmulo de lixo orgânico.
Os fungos decompositores são aqueles que absorvem a matéria orgânica em decomposição (Morta). Os fungos parasitas são aqueles que se apropriam dos nutrientes do hospedeiro sem da nada em troca (Prejudica o hospedeiro).
Resposta. Saprófagos são os seres vivos que se alimentam de cadáveres de plantas e animais, garantindo a decomposição e a reciclagem da matéria orgânica presente neles e possibilitando o reaproveitamento dessa matéria por outros seres vivos. São representados principalmente por fungos e bactérias.
Entenda o que é micologia. A micologia, também conhecida como micetologia, é a especialidade da biologia que estuda os fungos.
Fungos Saprófagos: Obtêm alimentos decompondo organismos mortos; Fungos Parasitas: Alimentam-se de substâncias de organismos vivos; Fungos Predadores: Alimentam-se de pequenos animais que capturam.
Digestão extracorporal - tipo de digestão que ocorre em fungos em que as hifas segregam enzimas hidrolíticas que lançam sobre o alimento, ocorrendo uma digestão extracorporal, em que as moléculas complexas ou insolúveis são decompostas em moléculas simples e solúveis que, posteriormente, são absorvidas.
Com relação à indústria alimentícia, muitos fungos são comestíveis e utilizados na alimentação humana, como é o caso dos cogumelos ( champignon e shitake). Além disso, podem ser utilizados na fabricação de alimentos, como o queijo e o pão, e de bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja.
Os organismos anaeróbios realizam a fermentação na ausência de oxigênio. Com a fermentação é possível obter alguns produtos, como pães, iogurtes, vinhos etc. A fermentação é um processo no qual ocorre a quebra da glicose sem nenhum consumo de oxigênio.
As leveduras e em especial, a Saccharomyces cerevisiae, é usada na produção de pão, cerveja, vinho, aguardente assim como a grande maioria das bebidas alcoólicas. Certas bactérias, como as bactérias lácticas, são usadas na produção de coalhada, iogurtes, queijos, picles, chucrute, salame, kimchi entre outras.