Valores mais usados (em µF): 0.
Comercialmente existem tolerâncias de 20% (E6), 10% (E12), 5% (E24), 2% (E48), 1% (E96) e, para aplicações especiais, de 0,1% a 0,01%. O valor nominal de um resistor e sua tolerância normalmente estão inscritos no próprio componente de duas formas: usando números e letras ou através do código de cores.
Ferro elétrico, chuveiro e torradeira transformam energia elétrica em térmica. Esses aparelhos têm, como um dos seus componentes, o resistor, um fio de material especial (diferente dos fios de ligação), responsável pelo aquecimento. Por isso, são denominados resistivos.
Sendo U a tensão (diferença de potencial) entre seus extremos, sabemos que a potência consumida pelo resistor é dada por:
No entanto agora se pode calcula a potência correspondente a cada tipo de resistor ôhmico quando percorrido por uma corrente elétrica.
Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.
A potência de um circuito elétrico pode ser calculada como sendo P=V.I, onde P é a potência, dada em Watts, V é a tensão, dada de Volts e i é a corrente elétrica, dada em Amperes.
Para calcularmos a potência emitida por uma fonte em forma de calor, basta determinarmos se esse calor é do tipo sensível (Q = mcΔT) ou do tipo latente (Q = mL). Esses calores estão presentes, exclusivamente, nas mudanças de temperatura e nas mudanças de estado físico, respectivamente.
P = F.V , assim potência é velocidade multiplicado pela força. Sistema de unidades: , no sistema internacional temos trabalho em joule e tempo em segundos. , é representada por W que é watt.