A ferrugem é resultado da oxidação do ferro devido ao contato com o oxigênio presente na água e no ar. A única forma de evitar que objetos feitos de ferro (facas, máquinas, ferramentas, etc.)
Tanto a oxidação quanto a corrosão e ferrugem acontecem por meio do contato da superfície do metal ferroso com o oxigênio presente no ar ou na água. O ideal é que os metais estejam sempre protegidos (com tinta, galvanização a frio ou lubrificantes, por exemplo) para evitar o início do problema.
Todos os metais podem sofrer o processo de oxidação. ... A oxidação é o início do processo de degradação do metal e deve ser tratada logo no início, para não dar origem à corrosão e ferrugem. Corrosão. A corrosão é o desgaste do metal a partir da oxidação.
Como evitar a corrosão
A proteção contra a corrosão de estruturas de aço ocorre mediante aplicação de revestimentos e é obtida através de um complexo pré-tratamento antes da pintura. O pré-tratamento de metais, como primer, intermediário e top coat, são as camadas que compõem o sistema de proteção.
Assim, quando uma peça passa por um processo de galvanização, a camada de zinco impede a oxidação do ferro, porque evita que ele entre em contato com o ar e com a água.
Para o alumínio e suas ligas, os ácidos sulfúricos, fosfórico, oxálico e crômico são os eletrólitos de uso mais frequente neste tipo de anodização. Em aplicações que exigem alta resistência à corrosão, o ácido crômico garante os melhores resultados de proteção.
Para proteger o metal — ferro ou aço — da corrosão, podemos utilizar um metal que apresente maior tendência a perder elétrons (maior potencial de oxidação). Esse metal se oxida e evita a corrosão do ferro, sendo, por isso, chamado de metal de sacrifício. Um metal normalmente utilizado com essa finalidade é o magnésio.
a) O zinco é um metal adequado para galvanizar peças metálicas de ferro ou ligas de ferro, pois o potencial de redução do ferro ( - 0,45 V) é maior do que o potencial de redução do zinco (- 0,76V) ou seja, o zinco oxida com maior facilidade do que o ferro.
O processo de revestimento do aço por estanho é geralmente realizado por imersão. No caso do ferro, a proteção contra corrosão mais comum é feita pela deposição de zinco metálico. O zinco possui a característica de oxidar mais rápido que o ferro. ... Então, enquanto houver zinco, o ferro não será oxidado.
Prenda os fios no metal a ser galvanizado e no pedaço de cobre, enrolando o fio neles. Faça um furo na parte de cima do cobre e passe o fio por dentro dele. Dobre o cobre sobre a lateral do pote, com a extremidade do fio em cima, permitindo que pelo menos metade dele fique submersa na solução eletrolítica.
Solução aquosa de sulfato de cobre (CuSO4);...Procedimento experimental:
Ao mergulhar o aço no banho de zinco, o ferro irá reagir com o zinco para formar várias camadas de liga e uma camada exterior de zinco puro....Resfrie o aço galvanizado.
Como é feita a galvanização eletrolítica? A técnica também conhecida como zincagem eletrolítica, tem seu início na aplicação do zinco através de uma corrente elétrica. Dessa maneira, o material é transferido do anodo para o aço carbono negativamente carregado.