Reeducação alimentar: veja cardápio com 1400 kcal
Enquanto dormimos o nosso corpo continua a gastar energia para as funções vitais. Segundo a especialista, em média, uma pessoa com 65 quilos poderá queimar cerca de 43 calorias por hora durante o sono. Pode não parecer muito, é certo, mas se multiplicarmos pelas oito horas de sono dá um total de 344 calorias gastas.
Dormir demais engorda: mito No entanto, apesar dessa informação ser bem comentada por aí, ela não passa de um mito! Na verdade, o que acontece é o seguinte: durante as horas de sono, o organismo libera um hormônio, conhecido como leptina, que contribui para a perda de peso por aumentar a sensação de saciedade.
Adolescentes e adultos que dormem tarde têm mais chances de engordar. É o que aponta um estudo do departamento de psicologia da Universidade da Califórnia, Estados Unidos. A pesquisa contou com a participação de 3.
De acordo com os especialistas, dormir demais gera a tendência de desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo. Isso porque, durante o sono há redução da atividade cardiovascular, queda da pressão arterial e da frequência cardíaca.
Digo isso porque uma variação de até 2 kg durante o dia é completamente normal e não representa “engordar” e nem “emagrecer” de fato. Você pode pesar 3 kg a mais e ter emagrecido (caso estes quilos sejam de músculos), ou ver na balança 4 kg a menos e ter engordado (caso tenha perdido massa magra).
De acordo com a treinadora física Kindal Boyle, é possível ganhar até 5 kg em um único dia sem engordar. A profissional afirma em seu blog que o aumento de peso, que também pode ser notado ao experimentar uma roupa que até ontem servia perfeitamente, é causado por inchaço, provocado por diversos motivos.