Esse método, chamado pasteurização, mata apenas as bactérias que causam doenças – e conserva o leite por até sete dias. Já o processo UHT (ultra high temperature, em inglês), típico do leite de caixinha, é mais radical: o leite é aquecido a 140 °C por até 8 segundos.
Para escolher o leite ideal para você, confira abaixo o que significa a classificação dos leites pasteurizados:
A pasteurização é uma técnica de conservação de alimentos. ... A esterilização consiste no aquecimento de alimentos a uma temperatura elevada, durante minutos ou segundos, com a finalidade de destruir todos os microrganismos presentes e inativar as enzimas capazes de deteriorar o alimento durante a estocagem.
Entende-se por "Leite fluido a granel de uso industrial" o leite higienizado, resfriado e mantido a 5° C, submentido, opcionalmente, à termização ( pré-aquecimento), pasteurização e/ou estandardização (padronização) da matéria gorda, transportado em volume de um estabelecimento industrial de produtos lácteos habilitado ...
Existem hoje 3 tipos de leite fluido no comércio; o leite pasteurizado Tipo A, o leite Pasteurizado e o leite UHT, todos eles disponíveis em diferentes teores de gordura: integral (no mínimo 3%), semidesnatado (0,6 à 2,9%) e desnatado (no máximo 0,5%).
São fases de fabricação de leite condensado: seleção do leite, padronização dos teores de gordura e de sólidos totais, pré-aquecimento, adição de xarope (solução de sacarose ou glicose), condensação, refrigeração, cristalização e enlatamento (RIISPOA— Art. 657).
Leite é uma secreção nutritiva de cor esbranquiçada e opaca produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos (incluindo os monotremados). O líquido é produzido pelas células secretoras das glândulas mamárias ou mamas.
A temperatura de resfriamento do leite é 4°C, para evitar o crescimento de bactérias e alterações químicas. O leite deve atingir essa temperatura em até três horas. Ao misturar o leite da segunda ordenha com o da primeira a temperatura não deve ultrapassar os 10ºC, retornando a 4°C em duas horas.
No processo de padronização, inicialmente ocorre uma separação do leite integral, uma parte é armazenada e o restante passa por uma centrifuga desnatadeira, então, o leite é dividido em: o creme (elevado teor de gordura) e o leite desnatado.
Por isso também que o leite esterilizado pode ser armazenado em temperatura ambiente. Existem dois processos de esterilização do leite: UHT (Ultra High Temperature) e Esterilização in-container. Processo que consiste em elevar a temperatura do leite para 130oC a 150oC por 3 a 5 segundos.
Os pistões homogeneizadores são utilizados no processamento do leite para reduzir a formação de nata, melhorar o aspecto e o sabor do produto. Essa peça trabalha em movimento alternativo e fica em contato direto com uma vedação de borracha.
O leite padronizado é aquele que tem exatamente 3% de gordura, nem mais nem menos. O leite semi-desnatado tem entre 0,6 e 2,9% de gordura, pouco menos que o integral, e o desnatado tem que ter menos de 0,5% de gordura.
Conforme a IN (Instrução Normativa) 51/02 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento entende-se por Leite Pasteurizado tipo A o leite classificado quanto ao teor de gordura em integral, padronizado, semidesnatado ou desnatado, produzido, beneficiado e envasado em estabelecimento denominado Granja Leiteira.
O leite integral é aquele que contém maior teor de gordura, no mínimo 3%. Por exemplo, em 100 g de leite, o leite integral deve conter pelo menos 3 g de gordura. ... Por fim, o leite desnatado é aquele que teve redução quase completa de gordura em sua composição.
O indicado é que esse leite seja de saquinho e não homogeneizado. ... O leite UHT, como é chamado, passa por um processo de esterilização em altas temperaturas e, por esse motivo, não coagula durante o preparo do frescal. Também é possível utilizar leite cru na receita.
desperdício. Já o leite de caixa, que não precisa ficar na geladeira, sofre o processo de ultrapasteurização. ... O tipo UHT dura mais porque passa por um processo de aquecimento em temperaturas de até 150 graus Celsius, o que elimina a maior parte dos micróbios contidos no leite.
O leite dura, no máximo, uma semana, pois ali continuam a se desenvolver algumas bactérias chamadas psicrotróficas, que são aquelas capazes de crescer lentamente mesmo em ambiente refrigerado. ... De acordo com o professor, às vezes, as bactérias são eliminadas, mas os produtos do metabolismo delas não são.
Se o creme de milho ficou ralo demais, não se preocupe: é algo que a maisena dissolvida em algum líquido frio (leite ou água) pode resolver. Basta misturar 1 colher (sopa) de maisena com 1/4 xícara de líquido, dissolver e acrescentar à panela, levando ao fogo baixo e mexendo até ganhar consistência.
Quando são adicionadas substâncias ácidas ao leite, ele coalha. ... Muitos usam, para isso, “leitelho” (soro do leite), vinagre ou limão. Esses aditivos ácidos fazem com que a proteína presente no leite, conhecida como caseína, induza a produção de ácido lático, causando o coalho do leite.
Coloque leite no copo e adicione vinagre. O vinagre talha o leite da mesma maneira que o suco gástrico, produzido pelo estômago, quebra as moléculas grandes dos alimentos em partículas menores. Isso ocorre porque o suco é composto de ácido clorídrico, enzimas e muco.
Coloque o leite em uma panela, leve até o fogo e deixe até que ferva. Depois de fervido, desligue o fogo e adicione as 5 colheres de vinagre branco (vai coalhar na hora). Espere um pouco até que a temperatura do leite coalhado esteja adequado para ser adicionado em uma peneirinha de plástico.
Em uma panela aqueça 1 litro de leite até 60 ºC, retire a panela do fogo, adicione 3 colheres (sopa) de vinagre de maçã (ou suco de limão), volte a panela ao fogo e reaqueça o leite até coagular (+/- 1 minuto).
Retire a panela do fogo e deixe descansar, destampado, por cinco ou dez minutos em temperatura ambiente. Não mexa o leite neste período. Se o leite não tiver coalhado o suficiente para sua receita, você pode deixá-lo descansando um pouco mais ou devolvê-lo ao fogo.
Normalmente a temperatura utilizada é a temperatura que o leite foi coagulado. Caso observe grande perda de temperatura, aqueça levemente a massa até atingir os 38ºC. Mas se desejar um queijo um pouco mais firme e seco realize um leve aquecimento até 40°C. Vai deixar o queijo um pouco mais firme e seco.
Não pode estar muito morno, mas você deve suportar ficar com o dedinho durante a contagem até 10. Pegue 1 xícara de café de coalhada feita, ou pode ser iogurte integral. Mexa bem o coalho, até ficar bem homogêneo.