A gestão(ou administração) comercial envolve a gerência dos recursos que fazem parte da atividade comercial, como o próprio nome já diz. Toda empresa no mercado tem que lidar com esse lado do seu negócio, porém nem toda organização possui profissionais equipados com as técnicas gerenciais específicas da área.
Administração de vendas compreende a função de planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades de vendas. Isso inclui desde o recrutamento e seleção, até a liderança da equipe e auditoria do processo comercial.
Resumindo, caso você atue ou queira atuar em uma empresa de forma abrangente, o ideal é optar por Administração. Por outro lado, caso o foco seja a atuação como gerente de vendas, cabe escolher a Gestão Comercial.
Sob este enfoque preconiza a doutrina que: Atos de gestão são os que a Administração pratica sem usar de sua supremacia sobre os destinatários. Tal ocorre nos atos puramente de administração dos bens e serviços públicos e nos negociais com os particulares, que não exigem coerção sobre os interessados.
É cabível mandado de segurança para proteger direito líquido e certo contra ilegalidade praticada por diretor de sociedade de economia mista em decisão que homologa o resultado de licitação ou em atos de gestão comercial.
Segundo o relator, o artigo 1º, parágrafo 2º, da Lei dispõe expressamente que não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, sociedades de economia mista e concessionárias de serviço público.