O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico. Escreveu diversos diálogos filosóficos e fundou a Academia em Atenas, ou seja, é considerado o precursor do ensino superior no mundo ocidental.
Platão foi considerado um dos principais pensadores do período antropológico da filosofia grega. ... Ele fundou um pensamento metafísico próprio, relegando à questão do “ser” e das “essências” o princípio e a chave para se ter qualquer tipo de conhecimento acerca do mundo.
Segundo a teoria platônica, as formas (ou ideias), que são abstratas, não materiais (mas substanciais), eternas e imutáveis, é que seriam dotadas do maior grau de realidade - e não o mundo material, mutável, conhecido por nós através das sensações.
Em sua obra, Fédon, Platão vai abordar a teoria da imortalidade da Alma, ou a Vida Una. Segundo o filósofo grego, o corpo (transitório) é o veículo da Alma (permanente), ou seja, a Alma pré-existe ao corpo, existe no corpo e continuará a existir após a extinção do corpo.
O fato mais marcante na vida de Platão foi, sem dúvida alguma, a morte de seu "mestre" Sócrates. ... Salvo em alguns livros, tal como o Livro I da República, onde Sócrates é, de fato, Sócrates, e não porta-voz de ideais platônicos.
Resposta. É o termo que define o conjunto de doutrinas e escolas de inspiração platônica que se desenvolveram do século lll ao século Vl. O neoplatonismo é direcionado para os aspectos espirituais e cosmológicos do pensamento platónico , sintetizando o platonismo com a teologia egípcia e judaica.