A anestesia pode ser feita em vários locais da boca A picada nem sempre é próxima ao dente que será tratado, já que o nervo pode ficar em um local mais distante da boca. A anestesia no dentista pode ser dada na gengiva, bochechas e até no céu da boca, dependendo do caso./span>
Um dos medicamentos anestésicos mais utilizados na anestesia geral é o Propofol (Provive). Comercialmente conhecido por Diprivan, o fármaco é muito utilizado na realização de cirurgias e outros procedimentos dolorosos, deixandoo paciente inconsciente e sedado.
A escolha da melhor anestesia deverá ser feita sob a orientação do profissional capacitado. Ela dependerá de vários fatores tais como: idade, doenças, tipo de cirurgia, uso de medicamentos, estado geral do paciente, cirurgias prévias, e muitos outros.
Existem basicamente três tipos de anestesia: local, regional e geral. A anestesia regional é um procedimento anestésico que visa anestesiar apenas a porção do corpo a ser operada, e o paciente pode permanecer acordado ou sedado.
A anestesia divide-se em três fases: indução anestésica, trans-operatório e recuperação pós-anestésica.
A anestesia geral possui quatro fases: pré-medicação, indução, manutenção e recuperação. A fase de pré-medicação é feita para que o paciente chegue ao ato cirúrgico calmo e relaxado.
A anestesia geral é uma técnica anestésica que visa deixar o paciente totalmente inconsciente, sem sensibilidade e imóvel no decorrer de um procedimento.
É correto afirmar que a fase da indução na anestesia geral: Corresponde ao período compreendido entre o início do procedimento cirúrgico (início da incisão cirúrgica) até o seu término. Corresponde à reversão da anestesia ou ao período que o paciente desperta da anestesia.
Na peridural, o anestésico é aplicado antes. A agulha não chega a perfurar todas as meninges. Com a anestesia raquidiana, a pessoa deixa de sentir dor e perde totalmente os movimentos e a sensação de toque. A área anestesiada fica “dormente” e “paralisada”.
A SRPA é o local destinado a receber pacientes em pós-operatório imediato submetidos às anestesias geral e/ou locorregional, onde são implementados cuidados intensivos, até o momento em que o paciente esteja consciente, com reflexos protetores presentes e com estabilidade de sinais vitais.
Cuidados de Enfermagem com Pacientes na SRPA
A sala de Recuperação pós Anestésica (RPA) que também compõe o Centro Cirúrgico tem como objetivo prestar cuidados da enfermagem ao paciente até a sua alta autorizada pelo anestesista.
DRAIN & SHIPLEY (1981) citam que o objetivo básico da sala de recuperação é a avaliação crítica dos pacientes em pós-operatório com ênfase na previsão e prevenção de complicações que resultam da anestesia ou do procedimento cirúrgico.