Como escriturar um livro caixa?
O livro registro de entrada é uma obrigação para as empresas, sendo estabelecido pelo Regulamento de ICMS de cada estado. Seu objetivo é registrar os documentos fiscais ligados à entrada de mercadorias ou bens.
As principais observações realizadas neste são as referentes aos cálculos dos impostos, se houve aproveitamento intempestivo do crédito fiscal, duplicidade de lançamentos de entradas, aproveitamento de créditos fiscais sem o documento original (quando contém apenas a xérox), falta de registro de documento fiscal, etc.
O livro Registro de Inventário é obrigatório para todas as empresas, e tem o objetivo de registrar todas as mercadorias em estoques quando do levantamento do balanço da empresa. ... As demais empresas (optantes pelo Lucro Presumido ou Simples Nacional) escrituram o livro no final de cada ano calendário.
Muitas vezes inventário pode ser entendido, simplesmente como o processo de contagem do estoque, porém além inventariar os produtos para controle de estoque, existe também uma obrigação fiscal, que se chama inventário fiscal de produtos, e deve ser entregue ao fisco no mínimo uma vez por ano.
Para fazer a escrituração do Inventário no sistema Consisanet e entrega-lo através da EFD ICMS/IPI acesse o Manual “Inventário de Estoque a partir do Livro fiscal” na opção Guias e Manuais da área de clientes.