Os liquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas. As algas envolvidas nesta associação são as clorofíceas e cianobactérias. ... Os fungos desta associação recebem o nome de micobionte e a alga, fotobionte, pois é o organismo fotossintetizante da associação.
O mutualismo é uma relação ecológica em que todos os organismos envolvidos na associação são beneficiados. Sabemos que em um ecossistema todos os organismos relacionam-se entre si e com o meio que os cerca. A relação entre os seres vivos pode ocorrer entre indivíduos da mesma espécie ou então entre espécies diferentes.
Micorrizas são associações simbióticas entre fungos e raízes. Essas associações são mutualísticas e tanto as raízes quanto são beneficiados. ... Em troca, a planta fornece ao fungo várias substâncias orgânicas essenciais ao crescimento como carboidratos e vitaminas.
Podem distinguir-se 6 tipos de micorrizas diferentes com base na estrutura da associação, características do fungo e planta hospedeira: as micorrizas arbusculares, as micorrizas ericóides, as micorrizas orquidóides, as ectomicorrizas, as micorrizas arbutóides e as micorrizas monotrepóides (Fig.
Micorrizas são associações entre fungos e raízes de determinadas plantas. As hifas do fungo associam-se às raízes das plantas e vão auxiliar na absorção de água e sais minerais do solo (principalmente fósforo e nitrogênio), já que aumentam a superfície de absorção ou rizosfera.
a) A relação que existe nas micorrizas é do tipo mutualismo, pois existe entre plantas e fungos uma “troca de favores” em que as plantas fornecem aos fungos compostos orgânicos, como açúcares (alimento) e estas recebem fósforo e nitrogênio dos fungos, que também as ajudam a extrair água do solo.