Dióxido de carbono - CO2 - Gás Carbônico - Química - InfoEscola.
Um óxido iônico é formado pela união do oxigênio com um metal, já em um óxido molecular, o oxigênio junta-se à um não metal. Alguns exemplos de óxidos são: a ferrugem (óxido de ferro III), a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), o cal (óxido de cálcio) e gás carbônico (dióxido de carbono).
Os óxidos duplos, mistos ou salinos são formados obrigatoriamente pela associação de dois óxidos de um mesmo elemento químico. Os óxidos, de uma forma geral, são classificados em óxidos ácidos, óxidos básicos, óxidos neutros, óxidos anfóteros e óxidos duplos.
Significado de Anfótero adjetivo Química Diz-se de um óxido que pode desempenhar, segundo o caso, o papel de base ou de anidrido de ácido.
Utilizado para aumentar a viscosidade em shampoos, cremes dentais e sabonetes líquidos, aumenta também o poder espumante proporcionando uma espuma mais rica e cremosa ao produto formulado. Também conhecido como Betaina ela trás mais emoliência a pele ajudando a melhorar o sensorial.
Substâncias anfipróticas Substâncias que possuem ambas propriedades ácidas e básicas. Podem se comportar como ácido ou com base dependendo do meio.
Um ácido será toda espécie química que sobre ionização liberando como único cátion o H+ em meio aquoso. Já as bases, sofrem dissociação liberando como único ânion o OH-. Essas definições para ácido e base foram dadas pelo cientista chamado de Arrhenius em 1884.
Químicas: O grupo carboxílico (-COOH) na molécula confere ao aminoácido uma característica ácida e o grupo amino (-NH2) uma característica básica. Por isso, os aminoácidos apresentam um caráter anfótero, ou seja, reagem tanto com ácidos como com bases formando sais orgânicos.