NÃO… DE FORMA ALGUMA! O que recomenda-se é fazer os alongamentos no final da sessão de musculação (e não no início, como advogam alguns). Com isso, você pode relaxar a musculatura que foi utilizada e favorecer a recuperação para o próximo treino.
O alongamento nada mais é do que um exercício que visa dar elasticidade e aumentar a amplitude do movimento muscular. ... O alongamento então, seja antes ou depois do treino, não contribui em nada para prevenir lesões. Pior, ele pode até ser o vilão que pode causá-las.
O que as pesquisas recomendam é que se faça um treino de alongamento, de preferência separado dos exercícios aeróbicos ou de musculação. Se isso não for possível, alongue antes dos exercícios,com duração de -no mínimo 15 segundos e no máximo 45 segundos por grupo muscular. Não alongue depois.
O exercício feito com os músculos frios pode acabar em ferimentos – e é por isso que você precisa do alongamento antes do treino. Estique-se por um tempo para garantir que os músculos se afastem do ponto “frio” em que estiveram durante o dia; Os alongamentos também ajudam a aumentar a circulação do sangue.
Existem alguns tipos de alongamentos, os mais comuns são:
A atividade física melhora o condicionamento muscular e também cardiorrespiratório. A atividade física provoca uma série de mudanças no organismo, tais como o ganho de massa muscular, que está diretamente relacionado com a melhora da autoestima. A atividade física é importante para o controle de peso.