Observando o exemplo acima, podemos entender que a divisão é a operação inversa da multiplicação e que a multiplicação é a operação inversa da divisão. Vejamos um exemplo. Dividindo um número por 8 obtemos 4 como resultado.
Se quisermos verificar se nossa divisão está correta, podemos multiplicar o quociente pelo divisor, isto é, 25 x 5 = 125. O resultado deve ser exatamente o dividendo, no caso 125. Esse processo é conhecido como a prova real da divisão.
Basta aplicar a fórmula: D = d × q + r.
Os nomes dos termos de uma divisão são: dividendo, divisor, quociente e resto. Veja no exemplo a seguir. Observe que na divisão de 14 por 2 obtemos uma divisão exata, pois não existe resto. A divisão exata é a operação inversa da multiplicação, pois a multiplicação de quociente e divisor tem como resultado o dividendo.
Ao dividirmos um número por outro, o resto da divisão pode ser zero ou não. Se for zero, a divisão é exata; e se não for, é não exata. A divisão é uma das quatro operações fundamentais da matemática.
Quando estivermos próximos de finalizar a divisão e encontrarmos o resto, será necessário acrescentar uma vírgula ao quociente e um zero no fim do resto. A partir daí, basta realizar a divisão normalmente até que não haja resto algum.
Quando o dividendo for menor que o divisor. Na divisão temos o dividendo, o divisor, o quociente e o resto. O quociente de uma divisão é basicamente o resultado. ... Portanto, devemos colocar zero no quociente quando o dividendo for menor que o divisor.
Resposta:divida o resto pelo divisor até sobrar zero.
90 dividido por 2 é 45. Para tirar a prova, basta pegar o divisor e multiplicar pelo resultado, nesse caso: 45x2 = 90.