A túnica bordada (ketonet) era a túnica usada pelo Sumo Sacerdote de Israel e pelos sacerdotes, quando serviam no Tabernáculo e no Templo em Jerusalém.
“Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo” Na Bíblia, em Lucas, capitulo 3, encontramos a pregação de João Batista focada no batismo de arrependimento para remissão dos pecados, preparando o caminho do Senhor Jesus.
Vara com extremidade em formato de gancho, usado para dar apoio.
E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e mandou fazer-lhe uma túnica de várias cores (Gênesis, 37.
Segundo o Evangelho de Lucas, "Ele chamou para si os seus discípulos, e deles escolheu doze, a quem ele chamou de apóstolos" (Lucas 6:13). O fato de terem sido escolhidos 12 discípulos parece ter especial importância, pois alguns estudiosos interpretam como uma referência às 12 tribos de Israel.
Mateus, Tomé, Felipe, Tiago de Alfeu, Tadeu, Simão e Judas e Bartolomeu.
Os discípulos tinham proximidade com Jesus, então convocados pelo próprio e foram instruídos pessoalmente de como prosseguir com o evangelho. Viajaram para vários cantos do mundo a fim de levar seus conhecimentos do evangelho e testemunhos dos milagres de Jesus e assim começaram a fundar igrejas.
O chamado dos primeiros discípulos de Jesus é um episódio chave da Vida de Jesus no Novo Testamento. Ele aparece em Mateus 4:18-22, Marcos 1:16-20 e Lucas 5:1-11, sempre no Mar da Galileia.
Buscavam sempre a harmonia no grupo, eram muito queridos por todos, tinham uma sensibilidade e simplicidade muito grande, evitavam conflitos, eram prestativos e sempre prontos a ajudar a todos a trabalhar em equipe, construíram um consenso entre os discípulo e tinham a aceitação social do povo, se sujeitavam ...
Santo André
São Tiago é também conhecido como "São Tiago Maior" para diferenciá-lo de Tiago Menor, que era de Nazaré, primo de Jesus e também apóstolo. Segundo o Novo Testamento, nasceu em Betsaida, na Galileia, por volta do ano 5.
O pescador que tornou-se apóstolo, Tiago Maior, tem a sua morte relatada de fontes mais confiáveis. Ele teria sido morto pouco mais de 10 anos depois que Cristo. Ele foi decapitado em Jerusalém na mesmo ocasião em que Pedro foi preso. Foi Tiago, o primeiro discípulo a morrer em nome da causa cristã.
Tiago, filho de Alfeu (Ἰάκωβος, Jacobos em grego antigo) foi um dos Doze Apóstolos de Jesus Cristo. ... Ele é geralmente identificado com Santiago Menor e é geralmente conhecido por este nome na tradição da igreja.
44 d.C.
São Tiago Maior é conhecido por este nome para se diferenciar de outro apóstolo de Cristo que também se chamava Tiago: Tiago Menor (por ser mais jovem). Ou seja, São Tiago "Maior" era o mais velho entre os dois discípulos com o mesmo nome.
Pescadores. André, Pedro, Tiago e João, os filhos de Zebedeu, trabalhavam como pescadores. Mateus 4,18-22 relata que André e Pedro estavam pescando, exercendo seu ofício, quando foram chamados. Tiago e João estavam remendando redes junto a seu pai quando Jesus os chamou.
Em português: "Tiago, filho de José, irmão de Jesus." A ideia de que aquela caixa podia conter os restos mortais de um irmão de Jesus agitou o mundo. Se fosse verdadeira, seria a primeira prova física da existência de Cristo.
Outros supõem que esta epístola foi escrita pelo apóstolo Tiago, filho de Zebedeu (Mt 10:2), que Herodes Agripa I ordenou à morte em 44 d.
O apóstolo Paulo foi o autor que mais escreveu livros da bíblia. Ao todo foram escritos treze epístolas. São estes os livros: Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito e Filemom.
As Epístolas Paulinas, Epístolas de Paulo ou Cartas de Paulo são os 14 livros do Novo Testamento da Bíblia que têm o nome Paulo (Παῦλος) como a primeira palavra, portanto, as mesmas reivindicam a autoria do apóstolo Paulo. Entre essas cartas, estão alguns dos mais antigos documentos cristãos existentes.