Para preparar, comece fervendo a água em uma leiteira e, quando começar a borbulhar, acrescente as folhas de alfavaca e o pedaço de gengibre (opcional). Deixe em infusão por 5 minutos, coe a bebida e prontinho!
Ela possui caule simples ou pouco ramificado na parte superior, de esparso a densamente pubescente. Suas folhas são em forma de rosetas e pecioladas. As flores pequenas e brancas aparecem em forma de inflorescência achatada e arredondada, sendo preferidas pelas abelhas. Propaga-se por mudas ou sementes.
Além de mil-folhas é chamada ainda mil-em-rama, mil-folhada e milefólio. Seu nome científico é Achillea millefolium, da família Compositae. Achillea vem das lendas ligadas ao herói grego Aquiles, que teria curado com ela as feridas do rei Telefo, dos seus soldados e o seu próprio calcanhar.
Onde cresce a mil-folhas ? A planta mil-folhas cresce selvagem em campos (geralmente em um ambiente seco) na Europa, América do Norte e Ásia. No Brasil, a mil-folhas pode ser cultivada sem problemas, por exemplo, na região de São Paulo e do Sul do país.
Possui propriedade calmante, bactericida, analgésica e desinfetante. O chá das folhas é muito usado para combater os gases intestinais, servindo também como calmante e refrescante (chá gelado). Por ser uma planta rústica, seu plantio e manutenção são realizados facilmente.
6 melhores chás para dormir e combater a insônia
5 plantas medicinais com propriedades anti-inflamatórias