Seus predadores são principalmente os grandes felinos, como a onça-parda (Puma concolor) e a onça-pintada (Panthera onca), mas é mais frequentemente predado por esse último superpredador.
Parente dos lobos selvagens e dos cachorros domésticos, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal típico do Cerrado e maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos. Além do Brasil, pode ser encontrado em regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.
O lobo-guará é um animal com hábito, principalmente, crepuscular-noturno. É solitário e, apesar de ser denominado um lobo, não é feroz, como os famosos lobos-cinzentos. ... O lobo-guará é um animal solitário e mais ativo ao entardecer e à noite.
O nome é de lobo, mas o porte é de cão. ... O nome científico do Lobo-guará é Chrysocyon brachyurus, o que quer significa “animal dourado de cauda curta”, enquanto Guará, nome que tem origem no tupi guarani, significa “vermelho”. As cores se misturam, deixando sua pelugem num tom dourado avermelhada.
Uma ONG pediu para que fossem instalados redutores de velocidade nos trechos asfaltados ao longo da ESEC de Águas Emendadas para diminuir os atropelamentos dos animais.
O lobo-guará é uma das espécies que aparece constantemente na lista de vulnerável do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Isso quer dizer, portanto, que ele está ameaçado de extinção. Um dos motivos é o desmatamento das áreas em que a espécie vive e a expansão urbana para essas regiões.
Seu nicho ecológico é campos de cerrado. Ele é onívoro, tem o papel de consumidor primário, ao se alimentar de vegetais; e consumidor secundário, ou terciário, ao se alimentar de tecidos animais.
1,2 mAdulto
O lobo-guará (seu nome científico é Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul. Mede entre 95 e 115 cm de comprimento do corpo, mais de 38 a 50 cm de cauda. ... Um lobo adulto, pesa entre 20 e 33 kg. O corpo é laranja-avermelhado, com uma crina negra que varia de tamanho.
Macho: 23 kgAdulto
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), também conhecido como lobo-de-crina, é um mamífero pertencente à Ordem Carnivora e Família Canidae, sendo o maior canídeo da América do Sul. Apresenta uma coloração avermelhada, longas patas finas e longas orelhas. Possui hábito noturno e é onívoro.
Considerado a maior espécie de canídeo das Américas, o lobo-guará não tem nada de mau, nem é agressivo. Ele é apenas curioso e pode se aproximar das povoações, assustando algumas pessoas.
O lobo-guará apresenta alguns nomes populares, tais como: lobo-de-crina, lobo-vermelho, jaguaperi, aguará e aguaraçu. O termo guará tem origem na língua indígena tupi e significa “vermelho”, sendo uma referência à coloração dos pelos desse animal, os quais, em sua maioria, são laranja-avermelhados.
No Brasil, a maior população de lobos-guarás está no Cerrado, com cerca de de 14 mil indivíduos. Contudo, o canídeo está ameaçado sobretudo pela perda de habitat e atropelamentos. O Chrysocyon brachyurus, conhecido popularmente como lobo-guará, vai estar ainda mais presente na vida dos brasileiros a partir de 2020.
Apesar de ter boa parte do corpo na cor vermelho-alaranjado, variando mais para o vermelho, apresenta uma região no tronco e nas patas dianteiras e traseiras com pelos pretos. Com colorações bem específicas e divididas, o pescoço do animal, o interior das suas orelhas e na cauda, os pelos são predominantemente brancos.
A maior parte da pelagem é laranja-avermelhada com pernas pretas e longas, a garganta e a ponta da cauda são brancas e a crina preta. Suas orelhas são proporcionalmente grandes em relação à cabeça, é um animal alto e esguio, com os maiores machos alcançando até 74 cm de altura nos ombros e máximo de 40 kg.
Entretanto não é incomum haver um indivíduo ou mesmo uma população inteira de lobos inteiramente de uma cor (geralmente todo preto ou todo branco). Com exceção da Itália, onde os lobos negros podem representar de 20 a 25% da população, os lobos melanísticos raramente são comuns fora do continente norte-americano.
Um lobo ou lóbulo (pronunciado lóbo) é uma divisão ou extensão anatómica de um órgão. ... O seu diminutivo lóbulo é também usado nesta área para referir parte da orelha ou outros órgãos. anatomia zoológica refere-se a cada uma das partes da barbatana caudal dos peixes, a parte superior e a parte inferior.
É comum que os lobos se alimentem de membros da alcateia que estejam gravemente feridos ou que tenham morrido. Além disso, quando grupos rivais se encontram, frequentemente se enfrentam em batalhas letais nas quais muitas vezes os alfas acabam morrendo — e virando comida dos familiares.
Fique com uma boa postura, e faça você ficar com uma aparência maior, depois comece a se distanciar deles aos poucos, mantendo contato visual e sem virar de costas pra eles. Além disso, não fique encarando os lobos de forma intimidadora, visto que eles podem achar que isso é um ato de ameaça.
50 – 60 km/hcorrendo
Animal
Macho: 30 – 80 kgAdulto