A ação dramática é rudimentar, expressando com candura e simplicidade os temas bíblicos e bucólicos. São desta fase: o Monólogo do Vaqueiro, o Auto Pastoril Castelhano, o Auto dos Reis Magos, entre outros.
Fases e Obras de Gil Vicente
O teatro moderno brasileiro tomaria outra feição, diferente da que foi perseguida nesse primeiro momento amador - apesar das iniciativas do GUT, Gil Vicente não se tornou um clássico para o nosso palco; o teatro moderno brasileiro abandonou o projeto de construção de clássicos nacionais, abdicou da idéia de construir ...
O teatro vicentino tem como característica principal a sátira (de fundo moralista). ... Apesar de sua extrema religiosidade o alvo das sátiras de Gil era o clérigo que se entregava enlouquecidamente aos amores proibidos, a venda de indulgências, à depravação dos costumes, ao misticismo e ao mundanismo.
→ Teatro: Diferente da poesia e da prosa, o teatro humanista português era um teatro popular e tinha como objetivo moralizar e criticar a sociedade. Ele era dividido entre autos e farsas. Os autos eram encenações que abordavam, principalmente, a temática religiosa. ... O principal autor do teatro português foi Gil Vicente.
O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido pela Europa, rompendo com a forte influência da Igreja e do pensamento religioso da Idade Média. ... Em um sentido amplo, humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo.
Seu teatro era moralizante na medida que apontava alguns comportamentos que reconhecia em alguns portugueses como deploráveis, ou seja, como coisas que não deveriam ser repetidas por pessoas honestas, sendo uma forma de tentar mudar a sociedade, combatendo algumas formas de agir, por meio da ridicularização pública via ...
Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como os principais numa escala de importância, no centro do mundo. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.
O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica e se constituiu como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e científico europeu. ... Arevalorização da ciência, da arte e da filosofia clássica era necessária para adaptá-las ao novo contexto histórico.
O Humanismo foi um período de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo, durante o final da Idade Média. ... Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo, contemplando os atributos e realizações humanas.
O humanismo foi um movimento artístico e intelectual surgido na Itália no século XIV e que valorizou a Antiguidade Clássica. Para os humanistas o homem era a medida de todas as coisas e estava no centro do universo (antropocentrismo).
O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido pela Europa, rompendo com a forte influência da Igreja e do pensamento religioso da Idade Média. O teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse.