Desse modo, a política pública/estatal diz respeito à atuação política no interior do Estado, que visa a atingir os objetivos estatais que ele assume como seus ou como importantes para atender às demandas setoriais da sociedade.
O Estado é a instituição que se encontra no cerne do panorama político atual. Os elementos essenciais para a formação do Estado é o território, a população e a soberania, que é garantida por meio das leis e do estabelecimento de suas fronteiras. ...
A soberania do povo, manifesta pelo legislativo, é inalienável, ou seja, não pode ser representada. ... Os magistrados que constituem o governo estão subordinados ao poder de decisão do soberano e apenas executam as leis, devendo haver inclusive boa rotatividade na ocupação dos cargos.
Como o próprio nome diz: Governo municipal trata de assuntos na esfera municipal, quem governa o município é o prefeito. Governo estadual trata de assuntos na esfera estadual, quem governa o estado é o governador. Governo federal trata de assuntos na esfera federal, quem governa o país é o presidente da república.
A importância do estado para a formação de um país é fundamental, pois o estado é justamente o conjunto de instituições públicas que sustentam a existência do país, pois possui poderes legais, executivo e militar, dando sustância e independência no processo de formação de um país.
Resposta. É função do governador: a direção da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo seus interesses junto à Presidência e buscando investimentos.
A principal finalidade do Estado é a de assegurar (no plano interno) que a vida em sociedade transcorra de forma harmônica e pacífica, conduzindo a coletividade de pessoas a um ambiente favorável e ao bem comum. No plano externo, por outro lado, o Estado tem o dever de defender sua independência e seu território.
A finalidade da política A política se liga ao meio e não sobre o fim, corresponde à opinião corrente dos teóricos do Estado, que excluem o fim dos seus elementos constitutivos. ... Portanto, o fim essencial da política é a aquisição do monopólio da violência.
A política surgiu na Grécia Antiga,no período da história humana no qual o pensar mítico é fagocitado pelo pensar racional. Vários foram os fatores que deram origem à política.