BITOLAS X USOS
As bitolas mais tradicionais variam entre 1 mm² e 25 mm². Mas há casos em que esse valor pode atingir até 300 mm². Já os cabos rígidos têm uma seção nominal de até 35 mm². O seu corpo é formado por uma junção de fios de cobre torcidos.
Bom dia, todos já responderam corretamente, fios de entrada de energia de residência, é primordial que tenha 10. mm. as demais distribuição deve se aplicar para chuveiro 6,00 mm. tomadas 2.
A escolha da bitola (grossura) do fio ideal para cada circuito deve levar em conta as cargas associadas a cada circuito. As bitolas mínimas recomendadas são de 1,5mm para iluminação e 2,5mm para tomadas de força. Sobre a Tensão, no Brasil temos 127V e 220V.
As melhores marcas de fio e cabos, são essas cinco: Pirelli / Prysmian, Corfio, Induscabos, Sil e Nambei. Qualquer uma dessas, vai te atender com boa qualidade e resistência.
Disjuntor DR Ou seja, os disjuntores DR de corrente de até 30MA são propícios para a proteção de pessoas e os de 100MA ou superiores são ideais para a proteção patrimonial.
Os disjuntores DIN possuem uma resposta mais rápida e eficiente em comparação aos disjuntores NEMA e são mais comuns hoje em dia. O disjuntor NEMA é mais encontrado em instalações antigas. Embora ambos atendam às normas técnicas internacionais, o disjuntor DIN está mais adequado à norma brasileira.
O funcionamento desses dispositivos gira em torno da dilatação de contatos por meio do calor, ao serem atraídos por bobinas. Tendo isso em mente, podemos considerar três tipos de disjuntores principais, que possuem uma atuação muito semelhante. São eles: térmicos, magnéticos e termomagnéticos.
O disjuntor monopolar é utilizado em instalações e circuitos que possuem apenas uma única fase como por exemplo, circuitos de iluminação e tomadas em sistemas monofásicos fase/neutro, seja com fase 127V ou 220V.
A Chave Geral permite ativar e desativar o fornecimento de energia elétrica para cada casa ou estabelecimento com total segurança, pois elimina o risco de contato de pessoas com as partes energizadas, bem como protege o equipamento, desligando-se automaticamente em caso de sobrecarga ou curto-circuitos.
A chave fusível (ou corta-circuito) é um equipamento amplamente utilizado na proteção contra sobrecorrentes em redes primárias de distribuição de energia elétrica.
Chave faca unipolar A operação de abertura e fechamento é realizada manualmente através de um bastão isolante, cada fase é acionada individualmente.