O gelo deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.
O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.
Despeje a água quente no seu interior, vagarosamente, cuidando para não se queimar com as bolhas de ar que podem se formar. Retire o ar de dentro da Bolsa, baixando-a sobre uma superfície plana até que a água apareça na abertura. Feche a Bolsa, girando a rosca de vedação, certificando-se da posição correta.
Como fazer: Dobre a toalha ao meio formando um retângulo e costure as laterais, deixando apenas a parte superior sem costurar. Após terminar, vire o tecido de dentro pra fora, evitando que a costura fique à mostra e coloque o arroz na bolsa sem encher completamente. Feito isso, basta costurar o último lado da bolsa.
Para fazer as compressas mornas, basta mergulhar uma gaze esterilizada em água morna, verificando antes a temperatura da água com o pulso, para não queimar a pele ou o olho. A seguir, deve-se colocar a gaze em cima do terçol durante 5 minutos e repetir 2 a 3 vezes durante o dia, sempre com uma água nova.
Para fazer a compressa fria, deve-se molhar uma gaze limpa em água fria ou gelada e colocar sobre os olhos, durante cerca de 5 a 10 minutos. Em alternativa à compressa, pode-se colocar uma colher de sobremesa no frigorífico durante cerca de 5 minutos e depois colocar sobre o olho.
O soro fisiológico estéril ou a água filtrada não devem ser aquecidos diretamente. Os líquidos devem estar um frasco fechado e ser mergulhados no recipiente com água quente até que fiquem mornos.
Com que deve se fazer compressa quente ou fria? Primeiro que, qualquer liquido que vai ser colocado na pálpebra ou nos olhos deve estar estéril. Então a compressa fria pode ser feita, tanto a quente quanto a fria pode ser com uma água fervida.
No olho diretamente NUNCA DEVE SER COLOCADO NADA QUE NÃO SEJA PRESCRITO PELO MÉDICO OFTALMOLOGISTA. O que deve ser feito são as COMPRESSAS COM ÁGUA FILTRADA GELADA, porque a temperatura fria ajuda a diminuir a inflamação local. A melhor coisa a se usar é a água filtrada pois a mesma não vai irritar a pele.
Se você estiver com irritação no olho, tente colocar uma compressa fria sobre eles. Pegue uma toalha de rosto macia, mergulhe-a na água fria e torça. Feche os olhos, incline a cabeça e coloque a compressa nos seus olhos. Tente ficar com a compressa por uns 20 minutos para aliviar a irritação.
Geralmente, o medicamento mais comum usado no caso de dores nos olhos é a dipirona. Importante lembrar que uma pessoa NUNCA deve se automedicar.
Dor no olho e dor de cabeça: pode indicar problemas de visão ou gripe; Dor e vermelhidão: é um sintoma de inflamação no olho, como conjuntivite; Dor ao piscar: pode ser sintoma de terçol ou de cisco no olho; Dor no olho e na testa: surge frequentemente em casos de enxaqueca.
Qual a pressão do olho normal, sem Glaucoma? Geralmente, os olhos normais (sem glaucoma) apresentam pressão entre 10 a 21 mmHg, e é determinada facilmente pelo médico oftalmologista com um exame chamado Tonometria. Porém, muitos pacientes com pressão "normal" (16 mmHg por exemplo), podem desenvolver glaucoma.