O disciplinamento corporal é um exercício próprio das instituições fechadas, sobretudo nas escolas que assumem, por meio da Educação, o lugar das primeiras experiências disciplinares das crianças, transformando-as em alunos. Assim, a escola ensina a criança o modo de organização e de funcionamento d...
Foucault afirmava que o discurso tido como verdadeiro é portador de Poder. Mas, por outro lado, ele concebeu o poder como luta. O Poder não possui, assim, uma identidade própria, unitária e transcendente, mas está distribuído em toda a estrutura social e é sempre produzido, socialmente.
Esse conceito nos foi apresentado por Michel Foucault, e significa dizer que todas as instituições , a religião, a medicina, a psiquiatria, a escola, são partícipes da estrutura de poder, de manter a ordem no indivíduo, e mantê-lo dentro dos limites morais e sociais aceitáveis pela macro estrutura do poder que seria o ...
Foucault rompe com as concepções clássicas deste termo e define o poder como uma rede de relações onde todos os indivíduos estão envolvidos, como geradores ou receptores, dando vida e movimento a essas relações. Para ele, o poder não pode ser localizado e observado numa instituição determinada ou no Estado.
A primeira é o princípio da localidade, o que faz com que o poder seja analisado em suas formas e em suas instituições mais locais. O segundo é o princípio da exterioridade ou da objetivação, o que significa que Foucault busca o poder naquele exato ponto no qual ele se estabelece e produz efeitos.