EQST

Valores Humanos?

Valores humanos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quando dizemos que algo é moralmente bom nos referimos a algo que tem valor moral intrínseco. Esses conceitos morais a que atribuímos um determinado valor são conhecidos como valores humanos.

As normas sociais são considerados aceitáveis ​​ou inaceitáveis, pois referem-se a valores humanos particulares. Assim, se uma regra estabelecer que é obrigatória a pagar um imposto para ajudar os mais necessitados, esta regra implica o valor da solidariedade.

Falamos sobre os valores humanos porque não antivalores

Homem julga as ações que ocorrem ao seu redor. No ato de julgar algo que não só dizem que é bom ou ruim, mas conseguimos valores de referência. Os valores são idéias que expressam a qualidade e têm, consequentemente, o seu lado oposto.

Falamos de altruísmo como um valor, porque não é um valor negativo, o egoísmo. O mesmo se aplica a outros seres humanos, como valores de justiça, lealdade, humildade e fidelidade.

Os valores humanos são universais

Apesar das diferenças culturais, os valores da justiça, paz, solidariedade e compaixão são universais. Se pensarmos sobre o valor da sinceridade, uma pessoa honesta é aquela que diz o que pensa e existe uma correspondência entre o que ele diz, o que ele pensa e comportamento. Esta definição do valor da sinceridade é aplicável a qualquer ser humano, independentemente da sua origem e para além do momento em que vivo. Assim, os valores humanos são universais e, portanto, válida para todos.

A exigência moral para permitir guiar nossa conduta

Que age motivada pelo valor de generosidade ou de justiça, que ele faz, porque você considera sua obrigação moral. Isto significa que a sua avaliação sobre algo é a conseqüência de seu senso moral.

A dimensão moral dos valores humanos é o que nos permite julgar os outros e nós mesmos. Além disso, os valores humanos são uma referência que nos ajuda a interpretar a realidade a partir de uma perspectiva crítica. Desta forma, estamos indignados com a injustiça porque impulsiona o valor da justiça e decidiu ajudar os necessitados porque nos leva a solidariedade.

Nosso comportamento é motivado por diversos fatores: o instinto de sobrevivência, aprendeu as normas sociais e valores humanos. O instinto de sobrevivência é “escrito” em nossos genes, as normas sociais são acordos elaborados por toda a sociedade e os valores humanos têm uma dimensão global e universal, mas cada indivíduo incorpora-los em sua própria escala de valores.