450 pontos
A nota de corte é a menor pontuação que permite ser classificado em um processo seletivo. No caso do ProUni, corresponde à menor pontuação no Enem que garante uma bolsa, ou à pontuação do candidato que passou em último lugar.
O curso de Enfermagem apresenta nota de corte média de 649.
Cursos mais e menos concorridos do ProUni. Para participar do ProUni, você precisa atingir a pontuação de pelo menos 450 na média das provas do Enem, sem ter zerado a redação. Mas além disso, é preciso ultrapassar a nota de corte do curso escolhido.
Como se dá a seleção A nota considerada pelo ProUni é a média aritmética das notas das provas de redação e de conhecimentos gerais do Enem, isto é, a soma das duas notas dividida por dois. São geradas, então, listagens públicas dos estudantes pré-selecionados em cada curso de cada instituição.
As notas de corte podem ser consultadas todos os dias, enquanto durarem as inscriÃÆ'ƒÂ§ÃÆ'ƒÂµes. Com isso, o candidato pode avaliar se tem chances de entrar naquele curso que escolheu e, se for o caso, mudar sua opÃÆ'ƒÂ§ÃÆ'ƒÂ£o para tentar um curso menos concorrido.
a renovação semestral do Prouni é obrigatória; o estudante deve procurar o setor responsável em sua faculdade; é preciso assinar o Termo de Atualização do Usufruto da Bolsa; ... sem renovação, sua bolsa será suspensa.
Assim como no caso do rendimento, é preciso que o bolsista tenha uma frequência mínima nas aulas. Por isso, o aluno perderá seu direito à bolsa se faltar em mais de 25% das aulas oferecidas no semestre.
Caso você consiga uma nova bolsa, será preciso abrir mão de uma delas, já que não é possível acumular dois benefícios ao mesmo tempo. Se você já foi bolsista do ProUni e concluiu a graduação, não pode mais concorrer a uma bolsa do Governo.
Desde que cumpra os requisitos do Programa, você pode participar do processo seletivo do ProUni quantas vezes quiser. Ou seja, você pode tentar uma bolsa do ProUni quantas vezes for necessário, até conseguir. Não existe um limite de tentativas (e nem de idade) para participar do ProUni.
4 – Não é possível transferir bolsa parcial para integral Caso ela só tenha bolsas de 100%, o aluno perde o direito a bolsa parcial e precisa pagar a mensalidade integral. O Prouni não permite transferências de bolsa integral para parcial e nem de bolsa parcial para integral.
A bolsa parcial do ProUni cobre metade (50%) do valor das mensalidades. O restante deve ser pago pelo aluno. É distribuída a quem tem renda familiar bruta mensal acima de 1,5 salário mínimo por pessoa, com teto máximo de 3 salários mínimos por pessoa.
Bolsista do ProUni pode pedir o FIES O FIES pode ser solicitado por bolsistas parciais do ProUni para financiar o restante da mensalidade. ... FIES e ProUni podem ser requeridos ao mesmo tempo, desde que sejam utilizados para pagar o mesmo curso, na mesma instituição em que o estudante tem a bolsa do ProUni.
Estudante com bolsa do PROUNI garante matrícula após negativa da faculdade por débito anterior. Aprovado pelo PROUNI teve seu direito de matrícula em uma instituição de ensino privado julgado procedente pela 12ª Câmara Cível do TJRS.
A fraude só existe se, no momento do ingresso, o aluno mentir sobre sua renda para obter o benefício. Para pleitear uma bolsa integral do ProUni a renda familiar per capita máxima do aluno tem que ser de 1,5 salários mínimos. No caso do benefício parcial, o teto se estende a 3 salários por membro da família.
Para consultar as faculdades que oferecem vagas em determinada edição do ProUni, quando as inscrições estiverem abertas faça o seguinte:
Para entrar no FIES, a faculdade precisa ser reconhecida pelo MEC e ter obtido conceito positivo no no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). As notas vão de 1 a 5, sendo que um 3 significa que a instituição cumpre todos os quesitos de qualidade e pode entrar no FIES.
Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de até três salários mínimos.
O candidato pode escolher até duas instituições de ensino, opções de curso, turno e localidade.