O benzeno é irritante aos olhos, nariz, pele e garganta. Dependendo da quantidade absorvida, ele pode provocar dores de cabeça, tontura, tremores, sonolência, náuseas, taquicardia, falta de ar, convulsões, perda de consciência, coma e morte.
Benzeno (figura1) é um anel aromático de 6 carbonos que possui um círculo no meio (representação de suas ligações duplas intercaladas). Fenil (figura 2) é um benzeno porém possui uma valência livre.
Significado de Fenil substantivo masculino [Química] Radical orgânico que resulta de remoção de um átomo de hidrogênio de um hidrocarboneto(C6H6); fenol/fenila (C6H5-).
A grande diferença entre um fenol e um álcool é o carbono ao qual a hidroxila se encontra ligada. Nos fenóis, a hidroxila sempre estará ligada a um carbono do anel aromático, enquanto que nos álcoois, a hidroxila sempre estará ligada a um carbono saturado (que não apresenta dupla ou tripla ligação).
O fenol (C6H6O) é um composto químico orgânico que possui pelo menos um grupamento –OH (hidroxila) ligado diretamente a um anel benzênico (anel aromático). ... Outros nomes utilizados para se referir aos fenóis são: ácido carbólico, ácido fênico, ácido fenílico, benzenol, hidroxibenzeno e monohidroxibenzeno.
O fenol é utilizado hoje na fabricação de corantes, na preparação de resinas, na produção de fenolftaleína (um indicador ácido-base muito utilizado em processos de titulação em laboratórios), da aspirina, do ácido pícrico (que será mencionado no próximo parágrafo) e dos cresóis acima.
O fenol é uma função orgânica especial. Nela, há a presença de um anel aromático com uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas a ele. Eles são mais ácidos que álcoois, apesar da hidroxila. O composto mais famoso da função também é conhecido como fenol.
Pode causar colapso e óbito. - Inalação: A inalação do fenol pode irritar a boca, nariz, garganta e pulmões provocando tosse e/ou respiração irregular. Pode causar parada respiratória.
Os fenóis (função fenol) são compostos que apresentam um ou mais radicais hidroxila (‒OH) ligados diretamente a um átomo de carbono do anel aromático.
Características químicas: em relação à acidez de fenóis, podemos afirmar que são mais ácidos que os álcoois. Essa característica é em razão do caráter da hidroxila presente nos fenóis, essa molécula em meio aquoso se desintegra e dá origem à ionização que deixa a solução com acidez elevada.
Resposta. Pois um fenol corresponde a uma hidroxila ligada diretamente no anel benzênico, mas como pode ser observado na imagem, a hidroxila está ligada a um carbono, o qual não faz parte do benzeno.
Diálcool: se caracteriza pela presença de duas Hidroxilas. Poliálcool: classificação dada aos alcoóis que possuem mais de dois grupos OH ligados à cadeia carbônica. Glicerol: tri-álcool com três carbonos. Os monoálcoois podem ainda ser classificados de acordo com a posição que ocupam na cadeia carbônica.
O álcool formado só é terciário quando apresenta o grupo hidroxila (OH) no mesmo átomo de carbono de um radical qualquer (por exemplo, um metil), como é o caso do 2-metil-butan-2-ol.
Sempre abrir. Os álcoois (função álcool) são compostos que apresentam como grupo funcional a hidroxila (‒OH), ligados a carbonos saturados, em sua estrutura. Podem possuir insaturações, cadeias cíclicas e ramificações. Em geral são solúveis em água e até onze carbonos são líquidos.
Resposta. Resposta: Composto 1 e 3.
A nomenclatura oficial dos álcoois segue as mesmas regras estabelecidas pela IUPAC para os hidrocarbonetos, com apenas uma diferença: como o grupo funcional é diferente, o sufixo é “ol” no lugar de “o”, que é o usado para os hidrocarbonetos.