É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante". Habitualmente utiliza-se "não obstante" para expressar que determinada situação aconteceu de forma contrária daquela que se esperava; algo que deveria ter acontecido de um modo, mas que por algum motivo aconteceu de outro.
Significado de Não obstante [Gramática] Que se opõe ao que foi apresentado anteriormente, mas não impede nem interrompe seu desenvolvimento ou ação: não obstante o pedido de desculpas, continuou ignorando-o.
O mesmo que não obstante.
Significado de Obstante adjetivo Que impede; que não permite a realização de alguma coisa; que obsta, atrapalha, estorva ou dificulta.
Jurar falso, faltar ao juramento. ... Jurar muito ou por vício.
Significado de Perjuro substantivo masculino Aquele que falha em seu próprio julgamento. Aquele que comete perjúrio ou que jura falsamente.
es·ca·be·lo |ê| 1. Banco comprido e largo, constituindo ao mesmo tempo uma caixa, e com uma tábua de encosto a todo o comprimento. 2. Pequeno banco para descanso dos pés.
Resistais vem do verbo resistir. O mesmo que: dureis, defendais, subsistais, conserveis, eviteis, suporteis, atureis, repugneis, sobrevivais.
Significado de Raca adjetivo [Religião] Palavra usada no Evangelho como termo injurioso, equivalente a vil ou desprezível. ... Etimologia (origem da palavra raca).
adjetivo Que está cheio de arrependimento; que se sente arrependido; pesaroso. Tomado por um excessivo sentimento de sensibilidade; enternecido. Etimologia (origem da palavra compungido). Part. de compungir.
O pé se confronta diretamente com a cabeça, a mais baixa parte do corpo com a mais alta, o símbolo da opressão com o símbolo do humano. ... Os pés, por sua funcionalidade: locomoção, equilíbrio, pressão, proximidade com a terra etc.
Este serviço é chamado também de "Mandamento da Lavagem dos Pés" ou "Mandamento da Humildade". Seu objetivo principal é renovar a pureza que vem apenas de Cristo, mas também buscar e celebrar a reconciliação com outros membros da Ceia do Senhor.
O Beija-pé foi a saudação normal que a etiqueta e protocolo papal prescrevia para os fiéis apresentados ao papa em audiência privada. ... Durante a maior parte da história, o beija-pé foi um símbolo de respeito e submissão ao papa. A cerimônia foi abolida pelo Papa Paulo VI nos anos 60.
Ungia com o unguento: O auge da adoração daquela mulher nos pés de Jesus ela simplesmente ao ungir seus pés estava oferecendo o melhor que tinha para Jesus, o que antes era usado por ela como instrumento de sedução para um pecado, agora, era usado como simbolismo da melhor coisa que ela podia oferecer para o Deus todo ...
Ao lavar os pés dos seus discípulos, Jesus tinha como objetivo deixar mais um exemplo de amor ao próximo e de humildade. ... Para ele, o gesto do lava-pés recupera uma liturgia muito antiga, e Jesus se coloca nessa condição, “se junta aos seus discípulos, mas porque ele quer dá um exemplo profundo de serviço.
Duas ungiram os pés e uma a cabeça de Jesus. Fica claro também que Mateus e Marcos estão se referindo ao mesmo evento. Ou seja, o evento três (Mc14.
Na quinta-feira santa, durante a celebração da missa, é costume o padre lavar os pés de 12 pessoas, lembrando o ato de humildade de Jesus quando ele próprio lavou os pés dos apóstolos. A celebração do Lava-pés, como é chamada, encerra o período da Quaresma. ... Esse período evoca os dias em que Jesus passou no deserto.
Quinta-feira Santa, Quinta-feira de Endoenças ou Grande e Sagrada Quinta-feira é a quinta-feira que antecede a celebração da morte e ressurreição de Jesus. ... É neste dia que se comemora o lava-pés e a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos segundo o relato dos evangelhos canônicos.
Na Quinta-feira Santa, os cristãos celebram a Última Ceia de Jesus Cristo, a última refeição que Ele teve com seus discípulos, e quando ele instituiu o sacramento da Eucaristia. ... Jesus mandou celebrar o rito da Ceia do Senhor, em sua memória, quando Ele ofereceu aos fiéis o sacrifício pascal.