crossorigin="anonymous">
- Sistema Anaeróbico Aláctico ou ATP-CP: Produção de energia a partir da utilização dos estoques de um composto armazenado dentro das células musculares, a creatina-fosfato ou CP, que aumenta na proporção direta do aumento da massa muscular, e sustenta principalmente as atividades de alta intensidade e curta duração.
A Bioenergética trabalha com as energias da vida. ... Tudo que envolve a energia corporal se reflete na mente, da mesma maneira que mobiliza os eventos que ocorrem no organismo físico. Assim, as emoções incidem diretamente na forma como respiramos.
Objetivo: A bioenergética visa resgatar a natureza primária, que é a expressão livre e espontânea do ser. Ela ajuda a aliviar tensões musculares crônicas, expandir a capacidade para a intimidade, saúde e sexualidade, além de permitir lidar melhor com as dificuldades existentes e aprender novos caminhos.
Esta terapia é principalmente indicada para pessoas que possuem algum tipo de bloqueio emocional, como fobias, depressões, baixa autoestima, crises de pânico, transtornos obsessivos compulsivos. Mas também pode ser usada para ajudar no controle de alguns problemas respiratórios, digestivos ou neurológicos.
**Feldenkrais é uma técnica somática que foi criada na década de 40,e tem como objetivo alcançar um corpo equilibrado e saudável*". Essa técnica foi desenvolvida por Moshé Feldenkrais (1904-1984), físico, engenheiro, desportista e mestre de Judô.
Bioenergética Processo metabólico pelo qual as células utilizam a energia necessária obtida pela conversão de nutrientes alimentares (gorduras, proteínas, CHO) em uma forma de energia biologicamente utilizável.
O sistema anaeróbio alático, também conhecido como sistema fosfagênio ou sistema ATP-CP, representa uma fonte imediata de energia para o músculo ativo. Atividades que exigem altos índices de energia durante breve período de tempo dependem basicamente da geração de ATP a partir das reações enzimáticas do sistema.
Em humanos, as vias metabólicas mais importantes são: glicólise - oxidação da glucose a fim de obter ATP. ciclo de Krebs - oxidação do acetil-CoA a fim de obter energia. fosforilação oxidativa - eliminação dos electrões libertados na oxidação da glucose e do acetil-CoA.