Resposta. Alimentos são tudo aquilo que pode ser ingerido,Os alimentos que ingerimos geralmente são formados por uma mistura de substâncias. Entre elas, destacam-se a água, os sais minerais, as proteínas os carboidratos, os lipídios e as vitaminas e os minerais.
Na Pirâmide Alimentar, os alimentos são classificados em oito grupos, a saber:
Já os alimentos estão organizados em quatro níveis e oito grupos alimentares; são divididos em: Energéticos – constituídos pelos carboidratos; Reguladores – constituídos pelas vitaminas, minerais e fibras (frutas, verduras, legumes);
Os nutrientes são classificados em dois grandes grupos, os macronutrientes e os micronutrientes: Macronutrientes são aqueles que nosso corpo necessita em maior quantidade, sendo encontrados abundantemente nos alimentos. Proteínas, carboidratos, lipídios e água são exemplos deles.
Entendendo melhor a função de cada um dos nutrientes
Os seis nutrientes essenciais são, então, vitaminas, minerais, proteínas, gorduras, água e carboidratos.
São seis os nutrientes que nosso corpo necessita diariamente: carboidratos, gorduras, proteínas, água, sais minerais e vitaminas. Carboidratos: É através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas.
Os micronutrientes são os minerais e as vitaminas. O organismo precisa dos micronutrientes em quantidade menor se comparado aos macronutrientes. Sua principal função é facilitar as reações químicas que ocorrem no corpo. ... No grupo das vitaminas, a vitamina B está presente nos vegetais de folhas verdes.
Os Micronutrientes são utilizados pelas plantas em pequenas quantidades. Sua falta, no entanto, pode acarretar grandes perdas na produtividade. O zinco (Zn), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo), boro (B) e cloro (Cl) são os elementos considerados micronutrientes essenciais.
Os nutrientes essenciais são compostos que o corpo não pode produzir ou não pode produzir em quantidade suficiente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, esses nutrientes devem ser provenientes de alimentos, e eles são vitais para a prevenção de doenças, crescimento e boa saúde.
Um aminoácido não essencial é aquele que o organismo considerado (normalmente, o humano) é capaz de sintetizar para o seu funcionamento. O organismo humano é capaz de sintetizar cerca de metade dos vinte aminoácidos comuns. Tem então de obter o restante através da dieta, pela ingestão de alimentos ricos em proteínas.
Os nutrientes são substâncias encontradas nos alimentos e que possuem funções específicas no organismo. Eles são essenciais para o funcionamento adequado do corpo humano. Os nutrientes podem ser encontrados em uma diversidade de alimentos e cada um possui uma função específica.
Nutrientes são essenciais para a vida e são formados pelos elementos químicos. Estão divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras e água) e micronutrientes (vitaminas, minerais e fibras da dieta). Nos macronutrientes é que estão os valores calóricos dos alimentos.