Comunicação Empresarial - Conceitos Lobby. Entende-se, tradicionalmente, por lobby o esforço desenvolvido por uma empresa ou entidade no sentido de influenciar o Executivo (o Governo) ou o Legislativo (os políticos) tendo em vista a defesa dos seus interesses.
Devido ao papel que desempenham como especialistas em relações públicas, os lobistas possuem um diploma de bacharel. Para ser preciso, esses graus devem ser obtidos em cursos como ciência política, lei, relações públicas e jornalismo. Muito importante, um diploma é um requisito se você deseja obter a certificação.
O lobby mostra o menu de jogos, o modo em que você está jogando (diversão ou [...] dinheiro de verdade), o seu saldo, e o botão para o caixa.
De acordo com Oliveira: "o que diferencia lobbying e corrupção é a durabilidade dos resultados alcançados" (2004, p. ... Nesses contornos, o lobby se revela uma prática legítima e apta a representar eficientemente os interesses sociais junto aos comandos de decisão e poder.
Lobby, parte tão conhecida mas nem sempre desvendada de um hotel… Nos diferentes tipos de hotel, o lobby tem como característica ser o espaço que transmite ao hóspede a primeira sensação do ambiente em que ele estará pelas próximas horas ou pelos próximos dias.
Do inglês, significa vestíbulo, sala de espera, corredor de entrada de uma casa ou prédio. Em arquitetura, o termo designa o espaço de um edifício com considerável afluxo de público, como hotel, cinema, teatro é prédios públicos.
Lobby é uma atividade em que empresas, entidades, pessoas físicas, segmentos da sociedade lutam para viabilizar seus interesses perante o governo, seja no Congresso, seja no Executivo. Isso nada tem a ver com o que hoje se acostumou a associar o lobby – com atividades escusas, ilegais, ilícitas.
Lobby e a corrupção Uma consequência da falta de transparência na atividade dos lobistas, já que a atividade não é regulamentada no Brasil, é que em alguns casos essa influência se dá através da corrupção.
Lobista é a pessoa que pratica lobby político, ou seja, manipula as negociações nas instâncias dos poderes da esfera pública para benefício próprio e de seus aliados, ou ainda para prejudicar os adversários.