Um exemplo de comunicação interna, entre departamentos de uma empresa. O documento de que se valem as empresas para realizar a comunicação interna entre setores ou unidades, responde pelo nome de memorando.
Segue abaixo a estrutura básica textual dos memorandos:
Memorando é um documento oficial com redação objetiva, linguagem simples e de fácil leitura, cujo objetivo é servir de comunicação interna dentro de uma instituição. ... O memorando não costuma ser cobrado em redações de vestibulares e escolas, mas pode aparecer em provas específicas de concursos públicos.
Dica: Se você já estiver em Word para a Web, acesse os modelos de memorando indo para arquivo > novoe, em seguida, abaixo das imagens de modelo, clique em mais em Office.com. Você estará na página modelos para o Word. Na lista de categorias, clique em memorandos.
De forma rápida e prática: Aprenda como fazer um memorando
O memorando comercial se estrutura da seguinte forma: insere-se data da emissão do documento no canto superior direito da folha, seguido do destinatário e vocativo. Em seguida, o contexto ou mensagem, o fecho e a assinatura.
Prezado(a) sr. (sra.) [cargo ou função do destinatário], Eu, [seu nome], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], inscrito no CPF sob o nº [número de seu CPF], residente e domiciliado à [informar cidade ou endereço], sirvo-me do presente para solicitar [descreva sua solicitação e a finalidade pretendida].
Basicamente, esse documento pode ser utilizado sempre que duas ou mais partes precisam deixar claro quais são os termos e acordos feitos sobre um determinado assunto, projeto ou sociedade e quais as instruções a serem seguidas. Além disso, o Memorando de Entendimento serve como versão mais formal de um contrato verbal.
O memorando, como vimos, deve ser um documento objetivo e, em sua elaboração, costumam ser inseridos os seguintes itens:
Memorando: Este documento é utilizado sempre que você queira se comunicar com um setor. Circular: Também pode ser chamado como Memorando Circular. Sempre que você ou seu setor queria estar se comunicando com 2 ou mais setores, (podendo enviar a toda a instituição) você deverá estar selecionando esta opção.
A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.
Diferença entre circular e memorando Circular e memorando são gêneros textuais muito confundidos entre si. ... Um memorando tem como público os funcionários de um setor, enquanto que o documento do tipo circular pode ser escrito e enviado para vários setores ao mesmo tempo.
Resposta. São dois gêneros textuais a esfera profissional. Dentro de uma empresa, memorando é comunicação entre órgãos internos. Ofício é comunicação feita com algum órgão ou pessoa de fora da empresa.
Enquanto, o memorando se trata de uma espécie de texto, documento oficial utilizada para ser transmitido as informações de uma maneira rápida, em instituições do setor público ou privado, e serve para tratar de assuntos tanto internos quanto externos de maneira desburocratizada.
Aviso e o Ofício são comunicações semelhantes, a diferença é que o aviso é expedido de forma exclusiva por Ministros do Estado, para autoridades que tenham a mesma hierarquia. O ofício é expedido para e pelas demais autoridades.
1 Ato ou efeito de avisar. 2 Toda forma de comunicação ou informação dispensada a alguém; notícia. 3 por ext Todo boletim, memorando ou documento mediante o qual se divulga algo a alguém. 4 Aquilo que aconselha ou recomenda; admoestação, advertência, conselho, recomendação: Concedeu-lhe um aviso oportuno.
O despacho pode constituir- se de uma palavra, de uma expressão ou de um texto mais longo. Os documentos têm padrões de formatação que devem ser seguidos, facilitando a sua identificação e o entendimento do seu objetivo. Os mais conhecidos são o Memorando e o Ofício.
O despacho pode ser: a) decisório: dá solução e põe termo à questão; b) ordinatório: apenas dá andamento ao documento; c) interlocutório: não resolve terminantemente a questão, apenas a transfere a autoridade superior ou a autoridade de outra unidade da estrutura organizacional do órgão; d) saneador: aquele que resolve ...
Despachos – O CPC define como despachos todos os demais pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte. Isso quer dizer que, nos despachos, o objetivo não é solucionar o processo, mas determinar medidas necessárias para o julgamento da ação em curso.
Encaminhamento com decisão proferida por autoridade administrativa em matéria que lhe é submetida à apreciação. Pode ser informativo (ordinatório ou de mero expediente) ou decisório.
ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE DESPACHO Trata-se de documento oficial administrativo com a manifestação de uma auto- ridade com poder de deliberação. Ele é produzido, comumente, a partir de provocação oriunda de parecer, ofício ou requerimento.
O despacho possui estrutura bastante simplificada. Pode ser composto apenas de Identificação, Data, Comunicação e Assinatura. ... É o conteúdo do despacho, a exposição do assunto, com as informações da decisão ou do encaminhamento. Se contiver mais de dois parágrafos, convém numerá-los a partir do segundo.
Despacho em processo ensina como terminar um relacionamento
O termo “conclusos” ou “conclusão” significa que o processo está com o juiz para que ele profira um dos tipos de decisão dentre as possíveis e previstas no Código de Processo Civil. Essas decisões são, em suma, a sentença, a decisão interlocutória e os despachos.
Processo concluso: significa que o processo está para o juiz analisar a última petição e tomar alguma decisão. Lembrando que a decisão não é, necessariamente, a decisão final, pode ser apenas o juiz determinando os próximos passos do processo.
ConJur - Juízes têm 120 dias para julgar ações pendentes de sentença desde 2010.
Segundo o novo CPC, para saber quanto tempo demora o conclusos para despacho, deve-se entender que vai depender do despacho proferido pelo juiz, sendo que o mesmo poderá contar com 5 dias. Já as nas decisões interlocutórias, o prazo será de 10 dias, e para as sentenças o prazo é de 30 dias.