No dia 12 de abril a nova lei de trânsito vai permitir que o motorista tenha até 40 pontos na CNH dependendo da gravidade da infração. No próximo dia 12 de abril, novas leis entrarão em vigor no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Os pontos acumulados na carteira expiram após 12 meses. Mas preste atenção: a validade desses pontos é contada a partir do momento em que ocorre a infração e não entre janeiro e dezembro de cada ano. Por exemplo, se você recebe pontos no dia 15 de fevereiro de 2019, eles só irão expirar no dia 15 de fevereiro de 2020.
Simples, porque os pontos não vão embora junto com o ano que se passou. Os pontos são retirados de seu nome apenas 12 meses após a infração ser cometida. Isso se não cometer nenhuma outra infração neste período. Dessa forma, não existe uma data específica de “virada” da carteira.
Após a emissão da permissão, o interessado tem 15 dias para procurar uma autoescola e iniciar o curso. A partir daí, são 40 dias para concluir. Ao final, é preciso fazer uma prova de 30 questões e acertar pelo menos 21 (70%) para ser aprovado. Só assim o motorista poderá zerar os pontos na CNH.
O prazo é de 30 (trinta) dias a contar da data de emissão da Notificação de Autuação.
Aqui você pode consultar os pontos acumulados por infrações na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A consulta dos pontos por infração na CNH é gratuita e pode ser feita aqui no site do Detran.SP, pelo nosso aplicativo ou ainda presencialmente em qualquer unidade de atendimento.
O motorista que deseja consultar quantos pontos possui em sua carteira de habilitação e vive no Rio de Janeiro precisa, inicialmente, acessar o site do Detran RJ, no endereço DETRAN.rj.gov.br.
Siga corretamente os próximos passos:
Na página do Detran-RJ (www.detran.rj.gov.br), você vai encontrar o serviço de consulta a multas, através do qual pode-se saber o local, a data, o horário e o motivo da infração, basta acessar o ícone "C.N.H.
O site da Polícia Rodoviária Federal (portal.prf.gov.br) disponibiliza a consulta de multas de infrações cometidas em rodovias federais, as BRs. Para isso, você deve selecionar a opção "Multas" e, depois, "Consultas e pagamentos de multas". A seguir, você deve fornecer a placa e o número do chassi e/ou RENAVAM.
30 dias