O ponto material é considerado um corpo com qualquer tamanho ou forma, que tem por objetivo representar um objeto qualquer independente da sua dimensão. ... Já o corpo extenso é quando o tamanho do corpo depende das dimensões do objeto, ou seja, ele é ao contrário do ponto material.
→ Ponto material: É todo corpo cujas dimensões podem ser desprezadas em relação às distâncias envolvidas. ... → Corpo extenso: É todo corpo cujas dimensões são comparáveis às escalas envolvidas. Nesse caso, elas não podem ser desprezadas.
Um corpo normalmente é considerado uma partícula quando o seu "tamanho(massa e dimensões)" são despresíveis para o que está em questão. Normalmente usamos o termo partícula no estudo dos movimentos dos corpos, onde essas características n influenciam!
quando calculamos o tempo gasto por um trem para atravessar um túnel, o trem NÃO é considerado um ponto material, uma vez que as dimensões do trem não são desprezíveis em relação às do túnel.
Do latim corpus, o termo corpo abrange várias acepções. Refere-se, por exemplo, àquilo que tem uma extensão limitada e que é perceptível pelos sentidos, ao conjunto dos sistemas orgânicos que constituem um ser vivo, ao conjunto das coisas contidas numa obra escrita e à espessura ou densidade dos líquidos.
Em física, um corpo (algumas vezes chamado apenas de objeto) é a coleção de massas tomadas uma a uma. Por exemplo, uma bola de basebol pode ser considerada um objeto, mas ela também consiste de muitas partículas (partes de matéria).
Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço e, desse modo, possui volume. ... Corpo é a denominação dada a qualquer porção limitada de matéria, por exemplo uma tábua de madeira e um cubo de gelo. Objeto é aquele que, devido à sua forma, possui uma determinada finalidade ou uso.
O conceito de sistema é uma das mais simples de se escrever, um dos mais abrangentes de se aplicar, bem como um dos mais difíceis de se compreender plenamente. Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interrelacionados que interagem no desempenho de uma função.